19 de ago. de 2008

Empresas querem ir além do Twitter

Com a possibilidade de enviar mensagens de texto, rodar aplicativos, acessar a web e incorporar as tecnologias 3G e GPS os celulares estão na mira de muitas empresas que correm para encontrar modelos de negócios baseados nesses recursos. A idéia é criar esquemas de interação com suas atividades específicas e ir além da conexão web-computador-celular promovida hoje pela rede Twitter.

Representantes de quatro dessas empresas participaram do painel “Redes Móveis”, no Seminário Info Redes Sociais – A Nova Mídia e o Consumidor: Sandra Jimenez, diretora de TI e novos negócios da MTV; Fiore Mangone, diretor de serviços e software da Nokia; Jeff Paiva, gerente de mídias sociais da AgênciaClick; e Luís Gracioli, diretor de internet e inovação da RBS.

O objetivo de todos, segundo ficou claro no debate, é criar canais de aproximação com o consumidor, via web 2.0, permitindo a compartilhamento de mensagens, fotos e vídeos, envolvendo telefone celular. Um dos problemas atuais, no desenvolvimento desses canais, é o custo alto da comunicação móvel, que o usuário deve pagar.

Além disso, somente uma pequena parcela do público-alvo possui os celulares mais caros, capazes de lidar com todas essas tecnologias. Um dos desafios a enfrentar é desenvolver aplicações capazes de conquistar o usuário. Há muito a explorar em áreas como navegação por mapa (GPS) e redes sociais de compartilhamento de conteúdo.

Nenhum comentário: