O mobile marketing representa uma das mais promissoras e desafiadoras oportunidades para os setores de telefonia móvel e de propaganda. Com mais de dois bilhões de usuários no mundo atualmente, os dispositivos móveis prevalecem como a primeira mídia por meio da qual os anunciantes podem alcançar uma audiência tão grande numa base individual nos países em desenvolvimento. Segundo estimativa da consultoria IDC, os gastos das marcas com mobile marketing nos EUA em 2006 devem ser duas vezes maiores do que em 2005.
Para que sejam eficientes, as mensagens de mobile marketing devem capturar a atenção e conquistar os usuários. Como estes vão reagir ao mobile marketing é a grande questão. Uma pesquisa da consultoria mostra que os usuários têm tolerância limitada a tempos de carregamento acima de 10 segundos. Isso significa que campanhas bem sucedidas devem atrair os usuários logo nos primeiros segundos, e não tratá-los como audiência cativa.
Praticado da forma correta, o mobile marketing provê uma janela sem paralelos para dentro da vida dos usuários, como seu comportamento na busca, descoberta e compartilhamento de conteúdo. Além disso, há mais de uma dúzia de formatos diferentes, que oferecem formas de criar experiências de marketing completamente novas.
"Acreditamos que o mobile marketing é um dos poucos casos em que o hype atual na verdade subestima o potencial total da oportunidade de mercado", afirma Scott Ellison, vice-presidente de Wireless and Mobile Communications da IDC. "Os players que impulsionarem o ecossistema móvel, em vez de tentarem apenas traduzir outros modelos de marketing e propaganda, serão os vencedores".
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