27 de mar. de 2008

Jornais ganham leitores através da internet

O relatório The State of the News Media 2008, lançado nesta semana pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo da Universidade de Columbia, concluiu que apesar de as novas fontes de acesso a informação, atualmente os americanos consomem mais o que é produzido pelas redações da mídia tradicional, "particularmente de imprensa", do que antes.

O estudo diz que on-line, por exemplo, "os dez principais sites de notícias, em sua maior parte de marcas tradicionais, estão mais para uma oligarquia" do que para a democratização via internet prevista por obras como "A Cauda Longa" (ed. Campus, 2006), de Chris Anderson.

O trabalho revelou, ainda, que apesar de haver queda na tiragem do formato tradicional dos jornais, a audiência total dos mesmos continua sendo boa. Outro detalhe apontado foi a criatividade estimulada nas redações. Para concorrer com o dinamismo dos novos meios de propagação da notícia, os jornalistas inovam.

O problema maior de todo o processo de digitalização da informação, diz o relatório, está no fato de que os anúncios publicitários não estão migrando para o meio on-line.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o crescimento do faturamento com publicidade nos sites de notícias, segundo o TNS Media Intelligence, citado no relatório, diminui ano a ano. Segundo o Interactive Advertising Bureau, o crescimento da publicidade on-line, de modo geral, vem diminuindo.

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