28 de fev. de 2007

IBOPE: Acesso a sites de compartilhamento de vídeos cresce 158% no Brasil em um ano

A categoria que mais cresceu em audiência única (visitantes únicos) no último ano entre internautas residenciais brasileiros foi a dos sites de compartilhamento de vídeo , segundo José Calazans, analista do IBOPE//NetRatings, com base no relatório pelo instituto de pesquisas.

“O acesso a sites de compartilhamento de vídeos cresceu 158% no Brasil entre janeiro de 2006 e janeiro de 2007, alcançando esse ano 5,5 milhões de usuários únicos”, constata o analista. O tempo gasto com sites como VídeoLog e YouTube também cresceu em um ano. “Em janeiro de 2006 foram gastos 6min30seg nestes sites contra 25min gastos no mesmo período em 2007”, confirma.

A segunda categoria que mais cresceu em audiência única entre os usuários residenciais brasileiros são as ferramentas de pesquisa com conteúdo informativo, como por exemplo, a Wikipédia. “O acesso a sites dessa categoria cresceu 144%. Em janeiro de 2006 eram 1,5 milhões de usuários únicos, em janeiro desse ano alcançou 3,8 milhões, registrando no período de 12 meses picos de até 4,5 milhões de visitantes”, complementa Calazans. O tempo de uso dessas ferramentas se manteve em cerca de 8min por mês.

Comunidades são as mais vistas
O primeiro lugar em tempo de acesso é dos comunicadores instantâneos, com 4h39min. Mas o analista destaca que entre os sites, já que instant messengers são aplicativos online, os campeões em tempo de acesso são os sites de comunidades, como fóruns de discussão e páginas de relacionamento. Os brasileiros passaram mais de 4h8min no mês de janeiro utilizando estes serviços . “Os comunicadores instantâneos são muito usados, mas não fornecem conteúdos, são ferramentas de bate-papo, já as comunidades chegaram a computar 900 paginas vistas por usuário em janeiro”. Em terceiro lugar estão os e-mails, com uma boa distância de tempo, cerca de 1h de acesso por mês por usuário.

Nenhum comentário: