7 de mar. de 2007

63% dos chineses com acesso à banda larga têm blogs, diz consultor

Cerca de 63% dos internautas chineses com acesso a banda larga tem blogs, espécie de diário virtual atualizado com periodicidade estabelecida pelo criador da página. Até 75% destes mesmos internautas compartilham fotos e vídeos pela rede mundial de computadores enquanto cerca de 70% administra um site pessoal. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (07/03) por Nigel Morris, executivo da consultoria em marketing Isobar, durante exposição no segundo dia do Proxxima 2007 - Encontro Internacional de Comunicação Digital. Segundo o CNNIC (China Internet Network Information Center), órgão oficial que mede o acesso dos chineses à Internet, atualmente cerca de 104 milhões de chineses têm acesso a banda larga.

O executivo aproveitou a oportunidade para dar uma panorâmica do funcionamento da propaganda e da comercialização de mídia nos novos ambientes digitais como Internet, telefones celulares e games portáteis, entre outros. Ele apresentou ainda números que mostram que apesar de atrair muitos usuários, as mídias online ainda são as que atraem menos investimento, quando comparadas a gigantes como televisão e mídia impressa. Sobre a ascensão dos mercados de nicho, esmiuçados pelo artigo que virou livro batizado de "A Cauda Longa", do editor da revista Wired Chris Anderson, Morris cunhou a seguinte frase, parodiando a máxima de Andy Warhol: "Todo mundo será famoso para 15 pessoas".

Entenda melhor o conceito da Cauda Longa no artigo "A Cauda Longa Balança o Cachorro", de Alexandre Magalhães.

Um comentário:

AnaLu disse...

A internet está cada vez mais trazendo o sentimento de "utilidade" para a maioria dos usuários.
O que a vida, às vezes, não dá a oportunidade para que as pessoas mostrem seu trabalho, a internet abre um amplo espaço para exibirem sua capacidade...

O que resta, é saber utilizá-la... um desses caminhos é o blog.