12 de mar. de 2007

Anúncio do iPhone faz Apple economizar US$ 400 milhões

É o que rendeu a cobertura da imprensa em torno do celular/tocador

Toda a cobertura do lançamento do iPhone da Apple economizou à empresa cerca de US$ 400 milhões em publicidade. Essa é a estimativa feita pelo professor David Yoffie, da Harvard Business School, em estudo divulgado na semana passada.

O pesquisador analisou a cobertura alcançada pelo misto de celular e player digital em periódicos de todo o mundo e concluiu que só as menções relativas ao iPhone, exibido em um evento da Apple em São Francisco, no início do ano, teve mais impacto do que toda a cobertura dos demais fabricantes que estiveram presentes na CES 2006, a Consumer Electronics Show, em Las Vegas, realizada no mesmo período.

Yoffie afirmou ainda que todo o interesse em torno do iPhone beneficiaram indiretamente a empresa alavancando ainda mais a força da marca e alavancando a venda dos tocadores digitais da Apple. Não por acaso, os tocadores da marca dominam 80% do mercado norte-americano de players.

Dependência?

Curioso, a força da empresa no segmento não está sendo transferida para o setor de PCs da Apple, que, embora tenha recuperado terreno desde a introdução dos processadores da Intel, ainda tem uma participação de mercado restrita a 2 e 3% do total de micros.

Isso gera um efeito indireto nos resultados financeiros da empresa: só a linha iPod já responde por 50% do faturamento da empresa. O que poderia ser um tendão de Aquiles para qualquer companhia (depender muito de determinadas linhas de produto), tem, neste caso, ajudado na valorização da Apple.

Um comentário:

Anônimo disse...

É,
ISSO MOSTRA QUE O MERCADO ESTÁ CONSADO DE SABER QUAL É O PROXIMO PROCESSADOR "INOVADOOORRRR", O QUE QUEREM É SABER DE NOVIDADES INTERATIVAS E ATRAENTES COM OS iPHONES... TÁ CERTO!