27 de mar. de 2007

Bancos x Internet: um estudo

Os bancos europeus perdem oportunidades de impulsionar o crescimento do serviço online entre os seus clientes, segundo estudo realizado pelo Forrester Research.

A pesquisa “Revisando os Sites de Vendas dos Bancos Europeus Continentais” mediu a experiência online em seis bancos europeus: Crédit Agricole (França), Deutsche Postbank (Alemanha), La Caixa (Espanha), UniCredit Banca (Itália), Credit Suisse (Suíça) e Nordea (Suécia).

Os sites foram classificados com base em 41 critérios relacionados à experiência do cliente, incluindo comparação e seleção de produtos, navegação no web site, design e métodos de contato.

O estudo indicou que há muito espaço para melhorar os serviços.

O site do Nordea conseguiu a pontuação mais alta entre os seis, com um total de 51 pontos, em uma escala de 100. O Crédit Agricole falhou em todas as categorias e recebeu apenas 16 pontos. A média entre todos os bancos foi de 35 pontos.

A experiência do cliente é confusa e frustrante, de maneira geral, diz o estudo, já que os bancos não explicam quais produtos e serviços são adequados para cada usuário, os processos das transações são complicados e o design impede que os internautas selecionem os produtos corretos.

Ainda segundo a pesquisa, esse quadro leva à insatisfação do cliente e à falta de confiança.

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