29 de mar. de 2007

Consumo inteligente

Apenas 21,94% dos consumidores se interessam em saber se a empresa da qual adquirem produtos ou serviços tem preocupação ambiental e social, segundo pesquisa realizada pelo Procon-SP.

A maior parte, 43,88%, disse que nunca busca a informação e 34,18% responderam que "às vezes" a postura ambiental da empresa pesa na decisão de escolher o produto.

O levantamento teve o objetivo de identificar o comportamento do consumidor diante de situações corriqueiras, que reflitam o nível de percepção do consumo consciente, e envolveu outras questões sobre lixo doméstico, reciclagem, responsabilidade social, e utilização racional da água e energia elétrica.

Apesar dos resultados não muito animadores sobre consumo consciente, a pesquisa mostra o cuidado dos consumidores quando o assunto é recolhimento do lixo gerado na praia: 90,05% informaram que sempre se preocupam em jogar o lixo no latão disponível ou levá-lo para casa, quando vão à praia.

Perguntados se utilizam o transporte público, deixando o carro na garagem pelo menos uma vez por semana, 63,27% responderam que sim.

As respostas às questões relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica também apresentaram bons resultados. A maioria dos consumidores (68,88%) informou que nunca deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes; 52,04% responderam que nunca deixam a luz acesa quando saem de um ambiente e 71,94% sempre juntam uma grande quantidade de roupas para passar de uma vez só.

Nenhum comentário: