ABA
Associação Brasileira de Anunciantes
ALCANCE
Número total de pessoas atingidas por um conjunto de veiculações.
ARTE FINAL
Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito.
ATENDIMENTO - 1. Área da agência (do veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele.
AUDIÊNCIA
Número de pessoas que assiste a cada exibição do programa em que o comercial foi inserido.
BACK LIGHT
Peça dotada de iluminação interna que apresenta mensagem e/ou imagem.
B2B
Business to business, relação de negócios entre empresas.
B2C
Business to consumer, relação de negócios entre empresas e o consumidor final.
BONECO
Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.
BRIEFING
Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.
CAMPANHA
Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais.
CENP
Conselho Executivo de Normas Padrão - entidade criada pelo mercado publicitário para fazer cumprir as Normas-Padrão da Atividade Publicitária. Documento básico que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira.
CONAR
Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.
CONTA
Termo utilizado para designar o atendimento publicitário permanente da agência a determinado produto, serviço, marca ou empresa.
CPM (Custo por Mil)
Custo para atingir mil consumidores através de um veículo, espaço ou programação de mídia.
CPP (Custo por Ponto)
É o custo total do esforço de comunicação. Esse índice mostra que volumes iguais de GRP podem não apresentar o mesmo resultado.
CRIAÇÃO
1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias. 2. Departamento encarregado do trabalho criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças publicitárias.
CRIATIVIDADE
Ato de dar existência a algo novo, único e original
CRM (Consumer Relationship Management)
Gestão integral e personalizada pela empresa do relacionamento com seus clientes consumidores, através de database marketing, marketing direto, telemarketing, internet, call center, SAC, etc....
FOTOLITO
Lâmina obtida a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz, para ser utilizado na produção da matriz de impressão.
FRONT LIGHT
Peça que apresenta mensagem e/ou imagem com iluminação externa frontal.
GRP (GROSS RATING POINT)
Termo da área da mídia que significa o equivalente a 1% da audiência do universo de telespectadores ou leitores; mas é utilizado para definir a somatória de audiência de comerciais ou anúncios que compõem a campanha (200 GPRs, por exemplo).
LAY-OUT
Exposição de idéias e esquemas através de imagens impressas.
MARKETING MIX
O conjunto das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de preço).
MEIO DE COMUNICAÇÃO
Os meios pelos quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc.
MÍDIA
Atividades relacionadas à mídia referem-se ao meio ou forma de como o conhecimento da mensagem publicitária será levada ao consumidor.
NÚMERO DE INSERÇÕES
Quantidade de vezes que o comercial vai passar na TV.
OUTDOOR
Grande painel de propaganda ao ar livre.
PACKSHOT
Tomada em close do produto usada na produção da mídia eletrônica.
PORTIFÓLIO
Mix de produtos de uma determinada indústria ou marca. Linha de produtos listados de uma determinada categoria dentro de uma loja. Portifólio de produtos geralmente entende-se por todos os demais produtos de uma empresa que não são o "carro chefe" da mesma.
PUBLICIDADE
(do latim publicus): tornar público um fato, uma idéia.
PROPAGANDA
(do latim propagare): propagação de princípios e teorias.
ROUGH (Rafi)
Esboço de idéias através de imagens. Fase imediatamente anterior ao "lay out".
STORYBOARD
Descrição ilustrada cena a cena do roteiro de filmagem da peça publicitária. Utilizado em TV e Cinema.
VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
Título de jornal ou revista, emissora de rádio ou TV e qualquer outro instrumento de comunicação física, que leva as mensagens dos anunciantes aos consumidores.
VERBA
Montante em dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica (lançamento, sustentação, etc.).
VINHETA
1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical (acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.
Um comentário:
Recordar e viver, rs, e aprender a fixar essas palabvras e seus respectivos significados.....
Já ta no favoritos....
Postar um comentário