14 de mar. de 2007

Dicionários

ABAD
Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores.

ABORDAGEM

Ato realizado por um(a) demonstrador(a), geralmente acompanhado por um folheto ou amostra promocional.

ABRAS
Associação Brasileira de Supermercados.

ACORDO DE COLOCAÇÃO

Contrato verbal ou escrito entre o PDV, o anunciante e o vendedor do serviço, descrevendo as condições de colocação da publicidade.

ADESIVO
Lâmina impressa feita sobre um suporte adesivo e recortado.

ADESIVO DE CHAO
Marcação de caminho para a promoção de um produto ou serviço.

ADESIVO DE DUPLA FACE

Adesivo que permite fixação em ambas as faces.

ALUGUEL DE ESPAÇO
Prática dos supermercados que alugam pontas de gôndola e espaços promocionais para exposição extra de produtos. O pagamento é feito por cheque, desconto em duplicata ou bonificação.

AMPRO
Associação de Marketing Promocional.

ANIMADOR(A) DE VENDAS
Ver Demonstrador(a).

ANLOC
Associação Nacional de Lojas de Conveniência.

APARADOR
Ver Faixa de Gôndola.

ARARA
Expositor de arame para pendurar cabides com roupas nos PDV's.

ARMAÇÃO
Elemento rígido que segura os vários componentes de um expositor.

ARTE FINAL

Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito.

AUTO SERVIÇO

Sistema de vendas no qual o consumidor tem acesso direto ao produto

BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO

Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demostrador.

BANDEIROLAS
Conjunto de cartazetes pendurados em varal para decoração do PDV.

BANDEJA DE TROCO
Suporte colocado sobre o balcão que leva publicidade e sobre o qual se devolve o troco.

BANDEJA DE PESCOÇO

Bandeja que é pendurada no pescoço da promotora para divulgação/degustação de produto..

BANNER
Peça impressa em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente.

BATCH
Marcação de data de fabricação, lote e vencimento de um produto.

BERÇO
Suporte preparado para receber o produto dentro da embalagem.

BIG PLAYERS
Grandes empresas em determinado setor / mercado. Líderes de mercado. Ex. : as maiores redes de supermercados.

BIOMBO
Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no PDV.

BLIMP
Inflável hermético de grandes dimensões colocado em ambientes amplos e externos contendo mensagem e/ou imagem, normalmente alimentado por gás hélio.

BLISTER
Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo a visualização do mesmo.

BONECO
Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.

BONUS PACK

Embalagem bonificada com maior quantidade de produto do que na embalagem convencional.

BOTTON

Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzida em diferentes formatos.

BOX PALLET
Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria de grande volume nos PDV's (supermercados, hipermercados e atacadistas).

BRIEFING
Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

BRINDE, UNIFORME, MATERIAL DE APOIO:
Em geral utilizados para apoiar as degustações nos PDV's.

BROAD SIDE
Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

BROKER
Agente de distribuição terceirizado.

CAIXA DE EMBARQUE
Embalagem/caixa que acondiciona os produtos para serem transportados/estocados. Em geral é de maior resistência que a embalagem habitual do produto.

CANALETA

Ver Faixa de Gôndola.

CANAL DEC
Distribuidores específicos de categorias. Ex. : Produtos de higiene e cosmética.

CANTONEIRA
Ver Faixa de Gôndola.

CARTAZ AÉREO
Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser pendurado no alto dentro do PDV.

CARTAZ DE PDV

Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e/ou imagem, para ser fixado no PDV.

CARTAZETE
Cartaz menor de diversos formatos, geralmente utilizado em PDV.

CATÁLOGO
Material destinado a ilustrar os produtos/serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.

CAVALETE
Elemento de sinalização móvel, geralmente localizado na entrada do PDV.

CESTO
Peça normalmente construída em metal para acondicionamento e exposição de produtos no PDV.

CHECK LIST

Documento com itens de verificação e acompanhamento detalhado de ações promocionais ou eventos.

CHECK -STAND
Prateleiras ao lado da caixa registradora do supermercado.

CÓDIGO DE BARRAS
Código internacional de identificação de produto. Contém informações sobre o país onde o produto é produzido, empresa fabricante e tipo de produto.

ENCOMENDAS

Peça composta de fita em tecido nobre e medalha em bronze, prata ou ouro, utilizada para condecorar pessoas.

COMPRA IMPULSIVA
Ocorre quando o consumidor, levado por um súbito desejo, adquire um produto em que, conscientemente não pensara.

COMPRA PREMEDITADA
Ocorre quando o consumidor decide antecipadamente sobre o produto que quer comprar, a marca, o tamanho, o preço etc.

COMPRA SUGERIDA

Ocorre quando o consumidor decide a compra influenciado por terceiros como, por exemplo, comerciante, demonstradora, etc.

COMPRADOR MISTERIOSO
Visita surpresa por uma determinada pessoa contratada pela empresa fabricante ao local de venda, para checar se o vendedor está oferecendo o produto.

CONTAINER
Ver Cesto.

CORNER
Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini-loja dentro do PDV.

COROA

Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.

CROSS MERCHANDISING
Ações promocionais realizadas por duas ou mais empresas, visando agregar valor às duas marcas / produtos, utilizando-se da força individual de cada uma, junto ao segmento objetivado. Essas marcas / produtos podem ser complementares, correlatas ou possuir alguma afinidade umas com as outras ( ex. : farinha de trigo e fermento, macarrão e molho de tomate).

CROSS PROMOÇÃO
Promoção com outros produtos / empresas.

CUPOM
Peça distribuída aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisição de determinado produto.

DEGUSTAÇÃO
Atividade promocional que visa oferecer oportunidade ao consumidor de experimentar/degustar um produto alimentício.

DEMO
Ato de fazer demonstração de um determinado produto..

DEMONSTRADOR(A)
Profissional designado(a) para demonstrar os atributos do produto ao consumidor e impulsionar vendas.

DISPENSER
Sistema que coloca em primeiro plano o produto, por meios mecânicos ou por gravidade, podendo ser adaptado a uma prateleira.

DISPLAY
Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender o produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

DISPLAY DE CROSS:
Display de apoio para ser colocado nas gôndolas de produtos complementares.

DOOR-TO-DOOR:
1 - Distribuição de folheto ou amostra grátis de porta em porta. 2) canal de vendas de grande importância para algumas empresas.

DOOR-TO-DOOR SAMPLING
Distribuição de amostras de produto para experimentação de porta em porta, através do trabalho de equipes especializadas.

DOWN THE TRADE

Lojas de pequeno varejo.

DUN 14
Referência para o código de barras para as caixas de embarque.

EAN 13
Referência do código de barras para o produto.

EMBALAGEM DISPLAY
Embalagem de transporte que também funciona como display no PDV.

EMBALAGEM ECONÔMICA
Criada para consumo em grande quantidade. Normalmente o benefício de redução de custo é repassado ao consumidor.

EMBALAGEM INSTITUCIONAL

Criada para grandes utilizadores de produtos como cantinas, hospitais e cozinhas industriais.

EMBALAGEM PROMOCIONAL

Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus em volume).

ENCARTE
1. Folheto publicitário largamente utilizado por redes varejistas, para divulgar produtos de sua linha, que geralmente são promocionados. 2. Material acrescido a uma publicação, que não faz parte e não foi impresso junto com a mesma, que tem identidade visual própria e linha de comunicação específica.

ESPAÇO PRIMÁRIO OU PONTO PERMANENTE OU PONTO NATURAL

Local onde o produto é exposto de forma permanente, junto à outros, da mesma categoria, nas prateleiras de gôndolas.

EXIBIÇÃO CONTROLADA

É a distribuição dos produtos nas gôndolas e/ou displays, observando-se os volumes de vendas e o público a que se destinam, com a finalidade de ter espaços abastecidos de maneira rentável e padronizada.

FACING
Forma de apresentação de produtos na primeira fila do expositor.

FAIXA DE GÔNDOLA
Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.

FAIXA DE RUA
Mensagem e/ou imagem, impressa ou pintada em tecido ou plástico colocado nas ruas ou fachadas de prédios.

F.I.F.O. - "First in - First out"

É a técnica de expor na frente da gôndola o produto de fabricação mais antiga e atrás o de fabricação mais recente. Esta técnica é conhecida como Rodízio e também pela sigla P.E.P.S.-"Primeiro que entra, primeiro que sai". Esta técnica também é utilizada para área de estocagem de produtos.

FLÂMULA SIMPLES
Bandeirola fixada em haste vertical.

FOLDER
Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.

FOLHETO PROMOCIONAL
Material impresso destinado a promoção de produto ou serviço.

FOTOLITO
Lâmina obtida a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz, para ser utilizado na produção da matriz de impressão.

FRONT LIGHT

Peça que apresenta mensagem e/ou imagem com iluminação externa frontal.

GANCHEIRA
Expositor especial para colocação de produtos em blister ou saquinhos.

GARGALEIRA
Elemento de promoção colocado nas embalagenss que têm formato de garrafa.

GERENCIAMENTO DE ESPAÇO
Ação cooperada entre indústria e varejo, visando otimizar a exposição e abastecimento na gôndola / prateleira de uma marca específica ou categoria.

GIFT-PACK
Embalagem contendo brinde acoplado anexado ao produto sem custo adicional para o consumidor.

GIRO

Termo utilizado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou gôndola.

GÔNDOLA
Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.

GÔNDOLA STOPPER
União de uma régua ou canaleta com o Stopper.

GUALHARDETE

Peça feita em polietileno ou PVC com gravação em silk ou flexografia, deslocada da barra horizontal superior e similar à flâmula.

ILHA

Exposição de produtos permitindo acesso por todos os lados.

IMANTADOS
Também conhecidos como ímãs de geladeira. Produzidos com material magnético flexível, podendo ser impresso e recortado.

INFLÁVEL
Peça feita em material plástico flexível e hermético, que deve ser enchido de ar e tem impressas ou pintadas mensagens e/ou imagens.

INFLÁVEL GIGANTE

Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou nylon, com alimentação contínua de ar através de um motor.

IN-PACK OFFER OU PACK IN
Oferta de brinde colocado dentro da embalagem de produto promocionado..

INSTANT CUPON MACHINE

"Máquina de cuponagem instantânea". Stopper com sistema de distribuição de cupons, colocado ao lado do produto na gôndola para chamar a atenção do consumidor para as promoções e lançamentos, entre outras ações.

IN-STORE
Trabalho realizado dentro de lojas ou supermercados com promotores.

LETREIRO
Denominação nominal ou simbólica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV.

LETREIRO ANIMADO
Letreiro equipado com dispositivos mecânicos, elétricos ou eletrônicos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação.

LUMINOSO
Peça de comunicação iluminada, contendo texto ou imagem para utilização interna ou externa no PDV.

MANUAL SIMPLIFICADO DE EXIBIÇÃO CONTROLADA
Trata-se de um pequeno manual medindo 8,5 cm x 13 cm, personalizado, com todas as opções de exibição recomendadas a um mix de produtos, de acordo com os mais variados espaços e tipos de gôndolas e expositores. Possui o formato ideal para ser colocado no bolso da camisa, jaleco etc.

MAQUETE
Projeto em 3 dimensões e escala reduzida da peça de merchandising.

MATERIAL PERMANENTE
Peça produzida para ser exposta por um longo período no PDV.

MATERIAL TEMPORÁRIO
Peça que objetiva ação específica de curta duração (em geral inferior a três meses).

MERCHANDISING
Conjunto de atividades desenvolvidas em um canal de vendas, visando chamar a atenção do consumidor para um determinado produto e impulsioná-lo à compra.

MÓBILE
Peça promocional aérea sustentada por fios.

MOCK UP
Boneco de um produto ou embalagem em qualquer escala, geralmente utilizado para produção fotográfica.

MULTIPACK (fourpack, sixpack...)
Embalagem que agrupa uma certa quantidade de um mesmo produto com finalidade promocional.

OMBRELLONE
Peça tipo guarda-sol, tamanho gigante com formato da cobertura em quadrado para abrigar equipamentos ou várias pessoas.

ON PACK
Denominação de conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhível. Pode ser um "leve3 pague2" ou anexação de brinde.

OTC
Do inglês "Over the Counter", significa "em cima do balcão". Refere-se a produtos que podem ser comercializados sem receita médica.

PAINEL PERFURADO
Painel destinado a receber ganchos que permitem a apresentação de produtos pendurados com ou sem blister.

PANFLETO
Material impresso destinado à promoção e larga distribuição, geralmente produzido em pequenos formatos.

PANFLETAGEM
Ato de distribuir folhetos em locais estratégicos.

PAPEL OU PLÁSTICO FORRAÇÃO

Utilizado para forrar base de ilhas/pilhas ou pontas de gôndola.

PDV
Ponto-de-venda.

PÉ AMERICANO
Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo sua colocação na posição vertical.

PILHA

Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.

PIN
Peça em forma de broche, produzido em metal esmaltado. Menor que o bottom.

PLASTIFICAÇÃO
Aplicação de um filme transparente, opaco ou brilhante para melhorar o aspecto e proteger o papel ou papelão..

PONTA DE GÔNDOLA
Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizado para promover e aumentar o giro de produtos.

PONTO DE DOSE
Local de comercialização onde a indústria de bebidas faz suas atividades promocionais, isto é, bares, boates e restaurantes.

PONTO EXTRA OU ESPAÇO ADICIONAL OU PONTO PROMOCIONAL
Local onde o produto é exposto de forma promocional ( quando se oferece vantagem adicional aos consumidores), por tempo limitado. É um segundo local de exposição, além do espaço primário ( ponto permanente ou ponto natural), que visa aumentar a rotação do produto.

PONTO FOCAL (Exibidor)
Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão à venda.

PONTO FRIO
É o local ou locais do ponto-de-venda com rendimento abaixo da média do estabelecimento e que geralmente escapa do fluxo natural da loja.

PONTO QUENTE
Local ou locais do canal-de-vendas em que a venda de qualquer produto exposto é maior por metro linear que a média do estabelecimento. Este ponto gera uma zona de atração. Pode ser natural ou criado.

POPAI BRASIL
Entidade brasileira voltada ao merchandising do ponto-de-venda e conectado com o POPAI - Point-of-Purchase Advertising Internacional.

PORTA CARTAZETE
Suporte com trilhos nas laterais que permite constante troca dos cartazetes.

PORTA FOLHETO
Ver Take One.

PORTIFÓLIO
Mix de produtos de uma determinada indústria ou marca. Linha de produtos listados de uma determinada categoria dentro de uma loja. Portifólio de produtos geralmente entende-se por todos os demais produtos de uma empresa que não são o " carro chefe" da mesma.

POSTER
Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.

PRE PACK
Ver Embalagem Display.

PROMOÇÃO DE VENDAS
Conjunto de atividades desenvolvidas em favor de um determinado produto, em que se oferece, ao consumidor e/ou ao revendedor vantagem adicional, por um determinado período de tempo, como estímulo à compra.

PROMOTOR
Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial.

PROTÓTIPO
Modelo original da peça de merchandising, construído de forma artesanal ou mecanicamente.

PUSH GIRL
Ver Demonstrador(a).

QUIOSQUE
Espaço físico criado para alguma atividade promocional, que pode ter a forma de um balcão, um carrinho, algo que seja extra ao espaço tradicional dentro da loja, que poderá ter promotores divulgando, demonstrando ou degustando produtos.

RÉGUA
Ver Faixa de Gôndola.

REGULAMENTO

Definição de critérios para participação de uma promoção que evolva sorteio.

ROOF TOP
Peça fabricada em lona plástica no formato de um pião, usado para publicidade. Inflado com ar para exposição permanente.

SACOLA PROMOCIONAL
Peça produzida em materiais diversos, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais.

SALES KIT
Normalmente utilizado em lançamento de produto ou campanha. É composto por um brinde, uma amostra do novo produto e um "broad side".

SAMPLING (Amostra Grátis)

Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação.

SHELF TALK
Mini-cartazete que destaca a presença do produto na gôndola, e chama a atenção do
consumidor para as promoções e lançamentos, entre outras ações.

SHOP IN SHOP
Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check outs próprios.

SIMULAÇÃO
Modelo da peça de merchandising, feita artesanalmente em qualquer material para verificação de dimensão. Fase imediatamente anterior ao protótipo.

SKY DANCE
Equipamento composto de material plástico leve e colorido, com motor para ventilação visando acionar o plástico na posição vertical com efeitos de dança no ar.

SPLASH
Forma gráfica para dar destaque às vantagens ou características de produtos ou serviços.

STAND

Espaço construído especialmente para receber clientes e expor produtos em feiras, congressos e eventos afins.

STAND UP

Display.

STICKER
Pequeno adesivo publicitário.

STOPPER
Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

STUFFER

Folheto.

TAG
Etiqueta.

TAKE ONE
Expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

TEASER

Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

TESTEIRA

Estrutura colocada no alto do display ou gôndola, contendo algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

TIRA OU FITA DE GÔNDOLA/ DISPLAY
Material com mensagem/ imagem impressa em papel, cartão ou poliestireno, devendo ser introduzido em canaletas/ trilhos de displays/ gôndolas ou aparadores/ cantoneiras.

TOMBSTONE
Duas placas de acrílico transparente (coladas) sem base, com logotipo da empresa ou marca.

TOTEM
Peça sinalizadora vertical e longilínea.

TRADE MARKETING

A mais importante característica do Trade Marketing é a criação de um relacionamento entre fornecedor e cliente, que vai além da negociação. A prioridade da área não são as questões comerciais e sim o planejamento estratégico a médio e longo prazo.

URNA
Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.

VALE BRINDE

Cédula impressa que dá direito a receber brindes

VISUAL AID
Material para apoio visual na abordagem ao médico. Muito semelhante ao broad side quanto ao formato, contém informações importantes quanto a características, pesquisas e benefícios do produto.

VITRINE
Local específico para ambientação e/ou exposição de produtos e peças.

VOLANTE

Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

WOOBLER
Material confeccionado em acetato com função semelhante ao de um Stopper, mas com um diferencial de se movimentar com deslocamento de ar.

Um comentário:

Ademilson disse...

Não li tudo, mas há muitas palavras q não sabia o significado, ou a maioria delas.....rsrs, já que estão querendo matar a lingua portuguesa , vamos investir em conhecimento.