E-mail sem formatação é o tipo de e-mail a que estamos mais habituados: mensagens em texto puro que não requisita nenhuma informação do servidor (imagens, por exemplo) para ser elaborado. Você simplesmente escreve na tela de edição de mensagens e envia o e-mail. Ele chega para o destinatário também na forma de texto e sua aparência pode variar conforme a configuração da aplicação de e-mail de quem o recebeu.
E-mail em HTML é aquele que apresenta elementos da linguagem de hipertexto, como links e imagens que são exibidas diretamente no corpo do e-mail, sem estar em anexo à mensagem. Podemos exemplificar com aquelas enxurradas de e-mail que recebemos com promoção de assinatura de revistas, oferta de livros, aparelhos eletrônicos etc. Você abre a mensagem e, no corpo, pode ver imagens e textos diagramados de uma forma diferenciada, como se fosse um planfleto ou mesmo uma página da Web. É possível, ainda, utilizar
Ao trabalhar com e-mail marketing, a grande maioria das empresas opta pelo e-mail em HTML, que confere maior liberdade de criação e a mensagem é, visualmente, mais atraente. É possível exibir logotipos, fotos de produtos, textos em fontes diferenciadas e distribuir os elementos da forma desejada na tela. Tudo isso sendo exibido diretamente no corpo da mensagem, e não como um anexo. Arquivos anexos aumentam sensivelmente o tamanho do e-mail, além de poderem ser barrados por algumas aplicações de e-mail, mesmo que sejam apenas imagens. Ao inserir imagens em um e-mail HTML, não inserimos o arquivo da imagem propriamente dito, mas sim, a tag HTML de imagem , que fará referência ao arquivo do servidor. Portanto, para que você possa desenvolver um e-mail marketing em HTML utilizando todos os recursos visuais possíveis, é necessário possuir acesso a um disco virtual ou servidor web (se você possui um site ou domínio), que armazenará os arquivos de imagens.
Vamos ver, na prática, como construir um e-mail marketing em HTML. Como exemplo, vou criar um cartão que convide os usuários a visitarem o site do iMasters. Para isso, vou utilizar um software gráfico qualquer que me permita criar uma imagem. Utilizando o Adobe Illustrator (mas poderia ser também o

Para que minha arte seja visualizada corretamente num e-mail, a transformei em imagem. Meu software permite que eu salve uma cópia otimizada para a web, ou seja, com 72 DPI de resolução e cores RGB, com a possibilidade de definir sua qualidade. Utilizei o formato GIF que, por possuir "apenas" 256 cores, mantém o tamanho do arquivo reduzido. E para que todos aqueles que receberem meu e-mail possam visualizar a imagem, preciso enviá-la para a Internet, armazenando o arquivo em um disco virtual ou dentro do servidor onde meu site está hospedado. É o mesmo processo de enviar os arquivos de um site para a web, de modo a disponibilizá-lo online. Neste caso, vou utilizar o porta-arquivos do Yahoo, que é gratuito e basta ter uma conta no Yahoo para usar. Seguindo as instruções do porta-arquivos, fiz o upload de minha imagem, cujo endereço depois de enviada ao disco virtual é http://us.f13.yahoofs.com/bc/45b0d469_114f2/bc/convite.gif?bfnpx3FBIy93hbLi. Se você clicar neste link poderá visualizar minha imagem. Para saber o endereço de sua imagem na Internet, basta clicar com o botão direito sobre o link do nome do arquivo e clicar na opção Copiar atalho ou Copy Link Location, isso, após enviá-la para o disco virtual, claro. Guarde este endereço.
Agora, vamos começar a construção do e-mail. Vou utilizar o Outlook Express, que me permite inserir código HTML na edição de mensagens. O Microsoft Outlook não oferece esta opção. Para enviar uma mensagem de e-mail a partir do Outlook Express, é preciso que você tenha uma conta de e-mail configurada com seus respectivos POP3 e SMTP (endereços do servidor por onde as informações irão trafegar e chegar até os destinatários). Se você tem uma conta no Gmail, pode configurar seu programa de e-mail para receber e enviar mensagens. Para ver as instruções, acesse sua conta do Gmail e, no canto superior direito da tela, clique em Configurações e na aba Encaminhamento e POP. Nesta aba, há um link de instruções no item 3.
Outlook configurado, vamos compor a mensagem. Clique no botão Criar E-mail. Nesta tela de composição de mensagens que foi criada, veja que, na parte inferior da janela, existem 3 abas: Editar, Origem e Visualizar. Se você não vê nenhuma aba, clique em Exibir > Editar código-fonte para que elas apareçam. Para inserir nosso código HTML, vamos usar a aba Origem. Note que, nesta aba, já existe a estrutura básica de um documento HTML:


Se você não tem familiaridade com a linguagem HTML, pode desenvolver sua mensagem em um editor como o Microsoft Frontpage ou o Dreamweaver. Eles têm interface amigável e, ao longo do desenvolvimento, geram o código do que foi criado através de simples cliques em botões. Selecione o código, copie e cole na aba Origem do Outlook Express.
E está pronto nosso e-mail em HTML! Basta inserir os destinatários na mensagem e enviar. Este foi um exemplo simples de e-mail formatado em HTML. Você pode construir layouts mais complexos e que utilizem outros recursos do HTML e do CSS. Apenas lembre-se das recomendações para o desenvolvimento de um bom e-mail marketing. Se você pretende enviar a mensagem para muitas pessoas, considere trabalhar com ferramentas próprias para e-mail marketing - que não o Outlook -, pois elas trazem também recursos para medir o impacto de sua campanha nos usuários: quantos abriram a mensagem, quantos clicaram, quais e-mails falharam etc.
Recapitulando, para o desenvolvimento do e-mail marketing, temos:
- um arquivo da arte original (neste caso, em Illustraor);
- um arquivo GIF da arte (gerado a partir do Illustrator mesmo);
- o envio da imagem para a Internet (disco virtual do Yahoo);
- a construção do código HTML utilizando o endereço da imagem na Web;
- inserção do código HTML no aplicativo de e-mail;
- envio da mensagem;
Espero que tenha ficado claro, mas, quaisquer dúvidas, estou à disposição!
Boa sorte e sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário