15 de mar. de 2007

Internet é arma para defesa do consumidor, alerta pesquisadora

Uma ferramenta para que os consumidores possam obter informações sobre empresas ou produtos é a internet. Nela, é possível acompanhar a trajetória de cada empresa e até formar mobilizações pró ou contra organizações. A rede tem, por exemplo, diversas manifestações contra empresas que fazem experiências com animais, como a indústria de cosméticos, ou produtos que contém transgênicos.

“A internet tem um papel fundamental nas mobilizações, porque, com ela, podem ser disseminadas informações que não aparecem na mídia tradicional”, afirma a pesquisadora Marta Caputo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Segundo a pesquisadora, que também é mestranda em comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o consumidor deve utilizar a internet para pesquisar denúncias contra empresas, normalmente feitas pela própria população. Marta Caputo alerta, no entanto, que o internauta deve sempre procurar fontes confiáveis e, se possível, entrar em contato com quem faz a denúncia.

“Não podemos correr o risco de acreditar em uma falsa acusação. Por isso, é importante também ter um espírito investigativo para verificar a autenticidade das acusações”, afirma a pesquisadora, lembrando que a internet também é uma grande fonte disseminadora de boatos.

Em um estudo denominado “Boicote e Consumo Crítico: Práticas para o exercício da cidadania”, Marta Caputo afirma que, após o surgimento da internet, comunidades virtuais vêm se organizando, em todo o mundo, em torno dos mais diversos interesses.

“Movimentos ativistas, das mais diversas naturezas, utilizam-se desse veículo para distribuir seus manifestos, disseminar suas idéias, organizar passeatas, cadastrar militantes, simpatizantes e voluntários, no sentido de se fazerem ouvir em suas reivindicações, aspirações e opiniões”, avalia.

9 comentários:

Ademilson disse...

Eu particularmente já usava web p// pesquisar e ver qualidades, e tbm as "deficiências" dos produtos ,mas acho que falta divulgar aonde reclamar !!!!!
Ter instruçoes de como sao os caminhos p/ busca de seus direitos

Marcus Basso disse...

Acredito que a internet tenha esta características por sua interação, blog´s, sites de discussão impulsionam a troca de experiências e cumplicidade, gerando mais fácil movimentos, formando grupos prós e contras, o q dá mais força para qlqr ação...

Maitê Voigt disse...

Levando em consideração que as manifestações sempre existiram com relação a muito assuntos, acredito que a internet só venha facilitar esse contato para as discussões necessárias.
Muitas pessoas querem se manifestar e não possui meios para isso. A internet vem como uma ótima opção também pela rapidez e atualizações constantes....

Maitê Voigt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

concordo com o marcus, é isso mesmo, até vou além a internet continua sendo terra de ninguém nada te impede de nada, e hoje em dia cada vez mais a geração de contéudo feita pelos próprios usuários, vai proporcionar isso

Anônimo disse...

concordo com o marcus, é isso mesmo, até vou além a internet continua sendo terra de ninguém nada te impede de nada, e hoje em dia cada vez mais a geração de contéudo feita pelos próprios usuários, vai proporcionar isso

Anônimo disse...

é,é,é...
a Internet é muito útil na sua diversidade,mas há pessoas que a usam para propagar o mau, como virus, comentários maldosos, falsa identidade, invasão de privacidade, etc.Te que está esperto para não cair no conto do vigario, pois muitos sites são muito bem camuflados.

EU ADORO A TECNOLOGIA E O QUE PROPORCIONA, COMO A INTERNT POR EXEMPLO.

Unknown disse...

É importante que a internet seja um meio mais fácil de organizar manifestações em qualquer tipo de area e até como forma de protesto. Existem vários tipos, e ja participei de algumas. A população não sai as ruas para fazer manifestações em busca de qualidade de vida (segurança, saude, educação, politica e outros). Acho que a internet de alguma forma consegue mobilizar a população, pois estamos conectados a ela diariamente.

Anônimo disse...

Bicho, a internet é isso: informação. esla esta p/ ajudar, quem usar pelo lado negro problema seu. Mas a internet é informar e o blog é compartilhar informação.