27 de mar. de 2007

Maurits Cornelis Escher

Foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Escher era o filho mais novo do engenheiro civil chamado George Arnold Escher e de sua segunda esposa Sarah Gleichman. Em 1903, a família muda-se para Arnhem, Países Baixos, onde Escher pratica lições de carpintaria e piano até os treze anos.

Ele freqüentava a Escola de Arquitetura e Artes Decorativas, onde começou a estudar arquitetura e, mais tarde, artes decorativas. Em 1922 deixou a escola para se juntar a Samuel Jessurun de Mesquita, que o iniciava nas técnicas da gravura, se dedicando ao desenho, litografia e xilogravura.

Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética, tudo isto, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva.



Referências na cultura popular

* Matt Groening, criador de Os Simpsons, utilizou uma referência à Escher em sua tira Life in Hell. Em sua paródia à obra Relativity, coelhos desenhados caem de escadas em ângulos impossíveis. Groening posteriormente usou a mesma situação cômica em um episódio de Futurama. Quando jovem, o autor costumava colecionar pôsteres de Escher.

* Um episódio de Os Padrinhos Mágicos mostra em seu título um design similar à obra Drawing Hands.

* Em um episódio de Family Guy, Stewie e Brian compartilham um quarto no qual Stewie coloca na parede uma gravura de Relativity, o qual ele chama escadas loucas. Ele então a quebra enquanto joga frisbee.

* A fase bônus do jogo Sonic, do Mega Drive, contém uma animação de pássaros se transformando em peixes, uma clara referência à Sky and Water.


* jogo Lemmings possui um nível chamado Tributo a M.C. Escher, ainda que ele não apresente um cenário ao estilo do autor.

* A figura de um grande olho com uma caveira em sua íris aparece na parede do quarto de Donnie Darko.

* O vídeoclipe da canção Around the World do grupo Daft Punk, dirigido por Michel Gondry, é baseado na obra Encounter.

* vídeoclipe de Drive do Incubus é baseado em Drawing Hands, começando com uma mão animada desenhando um pedaço de papel e uma segunda mão, para então formar a própria obra de Escher. Também mostra a mão desenhando o vocalista da banda Brandon Boyd.

Agora tem mais esse trabalho influenciado pelo Escher - gravado no Brasil.


http://www.mcescher.com/