O Forrester Research, em uma recente pesquisa, deu nota vermelha – novamente – para quase todas as mensagens de e-mail comercial enviadas com a permissão do cliente. No relatório “The Best and Worst of Email Marketing In 2006” (“O Melhor e o Pior do Email Marketing em 2006”), a empresa de pesquisa verificou tudo, desde o processo de cadastramento até a criação da mensagem, e concluiu que há falhas em praticamente tudo. Somente um, o boletim diário com as manchetes do The New York Times, foi aprovado.
“Vários e-mails ainda são newsletters, que não levam o consumidor à ação e não oferecem nenhuma possibilidade de interação”, diz Shar VanBoskirk, analista sênior e autora do relatório. “E muitos ainda continuam como as antigas brochuras – trazem uma figura bonita, mas não é possível responder e enviar a minha opinião ou solicitar mais informações”.
O Forrester analisou 63 campanhas de e-mail marketing em seis indústrias – produtos e serviços de negócio, bens de consumo, serviços financeiros, mídia, varejo e turismo. A pesquisa concluiu que, do início ao fim, os e-mails ainda são enviados sem direção definida e com falta de foco no cliente.
Trinta e três (52%) das linhas de assunto dos e-mails descreviam o conteúdo do email, mas não davam uma idéia da vantagem que leitor teria ao abrir a mensagem. Somente 11 programas atendiam os requisitos básicos: facilidade de leitura rápida, volume de conteúdo razoável, e utilização de tópicos e títulos de maneira eficaz, para auxiliar a navegação. Vinte e nove programas colocaram os links que levam à compra (como um carrinho de compras, por exemplo) no rodapé do email, e vinte e cinco dos programas eram quase impossíveis de ser entendidos sem as figuras.
Mesmo os processos para atrair opt-ins foram abaixo do esperado. Somente 27 das empresas analisadas ofereciam a possibilidade de cadastramento em suas home pages. Todos os segmentos foram reprovados, exceto varejo. As empresas podem estar valorizando demasiadamente a necessidade de práticas de privacidade e de processos de descadastramento on-line, esquecendo, no entanto, de realizar ações claras e objetivas para adquirir a confiança e a atenção do cliente em primeiro lugar. “Inserir um email de convite na home page é provavelmente a ferramenta mais efetiva em termos de custo-benefício que qualquer profissional de marketing pode identificar, então porque vocês não promovem isso?”, pergunta VanBoskirk
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