De todos os spywares detectados em janeiro pelo serviço gratuito Panda ActiveSacn, 63,75% eram adwares, uma variante de spyware que se caracteriza por mostrar publicidade no PCs infectados mediante pop-ups, banners e outros mecanismos. O restante ficou por conta dos tradicionais spywares (6,53%), e dos PUPs — Potentially Unwanted Programs (26,12%).
Os spywares tradicionais foram criados para monitorar o comportamento dos usuários do PCs contaminados e podem informar aos ladrões cibernético quais páginas são regularmente visitadas e podem informar os caminhos mais curtos para novos ataques remotos. Os PUPs são um tipo de spyware que se instala no PC sem o conhecimento do usuário. Sua função é impedir o uso correto do computador e assim facilitar os ataques remotos.
Entre os spywares mais detectados pelo Panda ActiveScan, o Gator foi o mais presente, ficando com a primeira colocação em janeiro, a mesma registrada em dezembro. Trata-se de um adware muito conhecido, que oferece o uso de algum tipo de aplicação gratuita, mas em troca faz com que o usuário visualize certas mensagens publicitárias. Algumas versões do Gator substituem os banners publicitários das páginas visitadas por outros criados pelo código malicioso.
Outro adware, o Lop, protagonizou a mudança mais significativa do mês, subindo da oitava para a segunda posição. Este adware instala uma janela de busca no Internet Explorer e incomoda os usuários com diversos pop-ups publicitários. Além disso, cria no desktop atalhos para acesso direto a determinadas páginas web, altera os Favoritos no navegador e também o endereço padrão de abertura do navegador pela página dos autores deste código malicioso.
O MyWebSearch ocupa a terceira posição na lista divulgada pela Panda. Ele é um PUP que adiciona uma barra de busca no Internet Explorer que proporciona apenas determinados resultados de certos motores de busca, como o Ask ou o Google.
O Winantivirus2006, que ocupa a quarta posição, faz referência a uma família que apresenta distintas variantes. Uma delas é um PUP que se dedica a aproveitar-se de vulnerabilidades de alguns formatos de arquivos ou aplicações para descarregar no computador outras variantes de vírus, como o cavalo de tróia Downloader.LHW. Outra variante, é um adware que mostra publicidade no PCs infectados.
Completando a lista divulgada pela Panda Software, aparece o Wupd na quinta posição, um adware que registra os hábitos de navegação dos usuários para mostrar publicidade relacionada aos interesses dos internautas. Em seguida aparece o nCase, que caiu da terceira para a sexta posição em janeiro. Ele é um adware que se executa em segundo plano e mostra páginas de publicidade de acordo com palavras chaves introduzidas durante a navegação na web.
O SaveNow, que ocupa o posto número sete, é um adware que oferece informação meteorológica em troca da visualização de publicidade via pop-ups. A oitava posição é ocupada pelo VideoAcitveXObject, que foi criado para registrar a navegação do usuário relacionada a seus gostos. Ele se conecta a certas páginas web para descarregar distintas variedades de vírus no PC infectado. A lista da Panda é completada pelo Cwa e pelo SpySheriff, dois adwares que também mostram publicidade de seus criadores ou de terceiros mediantes banner ou pop-ups.
A empresa oferece gratuitamente em seu site o serviço Panda ActiveScan para detecção de adware, spyware, vírus, worms e outras pragas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário