Novo sistema operacional ultrapassou de longe as vendas iniciais do XP, mas já apresenta falhas
Com mais de 20 milhões de licenças comercializadas mundialmente apenas no mês de fevereiro, as versões do Windows Vista destinadas aos consumidores - Home Basic, Home Premium, Business e Ultimate - prometem transformar o novo sistema operacional da Microsoft Corp., lançado em 30 de janeiro, no líder histórico de vendas da empresa. Em contraste, o antecessor Windows XP vendeu 3 milhões de licenças a menos (17 milhões) no período de dois meses que seguiram sua introdução, em janeiro de 2002.
Segundo comunicado da Microsoft, os números incluem licenças vendidas a fabricantes de PCs (como Dell e Hewlett-Packard), cópias de upgrades e pacotes completos do produto compradas no varejo, e as adquiridas via Windows Vista Express Upgrade (um programa que, entre 30 de janeiro e 28 de fevereiro, permitiu aos proprietários do XP atualizar suas máquinas por um preço nominal). Já a edição Enterprise do Vista, apresentada no final de 2006 e dirigida a grandes corporações, não está incluída no total.
Reações do mercado
Alguns analistas se surpreenderam com a rapidez das vendas. "Vinte milhões é realmente um grande número, e especialmente interessante porque não vimos nada parecido com filas de compradores dando voltas no quarteirão", comentou Roger Kay, da Endpoint Technologies. Outros atribuem o sucesso inicial do Vista aos seus novos recursos de segurança, facilidade de uso e melhor experiência multimídia. "Desde o lançamento, a esmagadora maioria dos nossos consumidores tem preferido as versões premium do Vista (exclui a Basic), que permitem uma experiência mais rica com música, vídeo, fotos e outras aplicações", disse Neil Hand, vice-presidente do grupo de produtos de consumo da Dell.
Por outro lado, ressalva o instituto de pesquisa tecnológica Gartner, o recorde também reflete o acelerado avanço do mercado de computadores pessoais, que praticamente duplicou desde o lançamento do XP - 51 milhões de PCs vendidos em 2002 contra 96 milhões previstos para 2007.
Falhas
A lebre foi levantada por vários especialistas do setor, como a Symantec, e a Microsoft confirmou: o Windows Mail, incluído no Vista, pode ter uma falha de design que permite aos hackers induzir a vítima a abrir um link malicioso enviado por email e depois executar arquivos locais. Dave Marcus, gerente de segurança do McAfee, enfatiza que o estrago poderá ser grande dependendo da ordem enviada ao Windows Mail. "Teoricamente, os invasores podem fazer muitas coisas, já que podem passar qualquer comando por meio dele".
A Microsoft disse que ainda não foi notificada de nenhum ataque, mas que, por via das dúvidas, poderá emitir um update de segurança - o segundo desde o lançamento do Vista, dado a "vulnerabilidade crítica" detectada anteriormente no Windows Defender, a ferramenta antispyware do sistema.
Só para variar continua tendo falhas.... heheheheh Tradição de família é isso mesmo :D
Fonte Meio e Mensagem - Cibele Santos
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