A participação do leitor, por meio de comentários ou criação de conteúdo, é o assunto mais quente do momento na mídia digital e tradicional. Mas uma rápida navegada por vários blogs, o que se observa é uma pouca participação e interação.
Em um post curto, a blogueira e pesquisadora Daniela Bertocchi, do Intermezzo, perguntava: Por que ninguém comenta o Intermezzo?
Este blog também não tem nada a comemorar. Tirando a ira dos internautas sobre a retirada do YouTube do ar, que gerou centenas de comentários, de forma geral, é um deserto de opiniões e debates.
Em vez de uma resposta, Daniela linkava para o Guardian, questionando se ele tinha resposta.
A reportagem do The Guardian, com o título de "O que é a regra do 1%?", traz mais luz para o debate.
O ponto principal é que se você faz parte de um grupo de 100 pessoas online, uma vai criar conteúdo, 10 vão interagir (comentando ou sugerindo melhorias) e 89 apenas vão ver.
Observe o caso do YouTube, citado pelo Guardian. A cada dia são mais de 100 milhões de downloads e cerca de 65 mil uploads, o que dá uma média de 1,5 milhão de vídeos assistidos versus o publicado.
Avalie ainda a Wikipedia, enciclopédia online feita com a colaboração dos internautas: 50% de todos os artigos editados pela Wikipedia são feitos por 0,7% dos usuários. Mais de 70% dos artigos foram escritos por 1,8% dos internautas, segundo o blog Church of the Customer.
Qual a conclusão? Se você construir, eles virão", lembrando uma frase do filme "O Campo dos Sonhos". O problema, na vida real, é encontrar pessoas dispostas a serem os construtores, responde o Guardian.
Então, será que dessa vez terei opiniões sobre esse assunto? Comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário