Os dois primeiros posts meus foram mais de testes do que qualquer outra coisa, agora que eu estou mais acostumado ao jeito de blogar vamos tocar bola pra frente e avançar nesse meio campo.
E eu estarei começando por comentar uma nova tecnologia de conexão com a internet o Wimax. o significado do nome vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access, ou melhor, Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas. O Wimax na verdade vem para ser a evolução natural do já conhecido Wi-Fi, a conexão wireless atualmente o padrão do mundo, onde sua forma de conexão mais conhecida são os hotspots, distribuídos em lojas de conveniência, restaurantes e afins.
O Funcionamento do Wimax.
A distribuição do sinal é bem parecida com a dos telefones celulares, uma torre central distribui o sinal para outras torres que os amplificam e mandam esse sinal para os usuários que precisa de apenas de uma antena receptora que se conecta ao computador via placa de rede, até aqui bem parecido com o Wi-fi, mas a grande diferença esta na conexão mais limitada do wi-fi que alcança no maximo 100 mts e velociadades limites de apenas 11 Mbps. Já o Wimax é capaz de ter uma abrangência em um raio de 50 km(podendo cobrir uma cidade inteira) e velocidades beirando aos 75 Mbps, as velocidades mais rápida de banda larga oferecidas hoje em dia são de 8 Mbps.
As 3 etapas de implementação
No Brasil ja em testes a nova tecnologia, ela será implantada em 3 etapas:
- A primeira fase segundo a Intel, as pessoas podem ter acesso a partir de pontos fixos, onde são usadas antenas de recepção no alto de lugares físicos(por exemlo em cima do telhado de sua casa), essa primeira fase vai proporcionar acesso a lugares dinstantes dos centros urbanos, como fazendas e etc.
- A fase 2 interessa mais aos usuários das capitais, é quando a antena de recepção pode ficar dentro de casa como se fosse um modem adsl ou cabo, mais comuns atualmente
- Já a fase 3 é a mais esperada de todos, é onde todo o poderio de mobilidade do Wimax será mostrado podendo o sinal cobrir cidades inteiras, nessa fase você podera acessar internet em movimento em qualquer lugar, sem perdas de de conexão ou instabilidade, não haverá preocupações sobre a recepção do sinal, sempre estando dentro a área de cobertura do Wimax.
Bem eu acho que realmente essa nova tecnologia poderá dar certo, justamente porque ele pode solucionar os problemas que nós enfrentamos hoje em dia tanto com conexões adsl quanto com a cabo, porque eles não conseguem distribuir seus sinais a todos os bairros de uma cidade por exemplo, não duvido que em alguns anos o Wimax pode ser o padrão de banda-larga para nos brasileiros. Só nos resta aguardar!
Saiba mais: olhar digital- video explicando o wimax
[]'s
Nenhum comentário:
Postar um comentário