Número referente a 2006 foi apresentado na abertura do 2° Fórum de Mídia Eletrônica e Audiovisual, em Minas Gerais
Ruy Barata Neto
Especializada na integração das redes de operadoras de telefonia móvel, a Yavox Latin América movimentou, em 2006, R$ 180 milhões através de interatividade via celular. O número foi apresentado na noite de abertura do 2° Fórum de Mídia Eletrônica e Audiovisual, que debateu a importância do consumidor na era da comunicação digital. O evento, promovido pela Associação Mineira de Audiovisual (Amav), acontece entre os dias 14 e 16 de fevereiro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Convidado especial para comentar o tema da comunicação digital, o presidente da Yavox, Andréas Blazoudakis, concentrou-se em mostrar que a comunicação via celular vive o início de um grande crescimento no Brasil iniciado, a partir de 2005, quando as empresas anunciantes descobriram o potencial das ações promocionais em aparelhos móveis. “Por enquanto, as ações estão concentradas apenas no envio de mensagens de texto, mas o potencial ainda é grande pela falta de hábito de maior parte dos brasileiros em lidar com a tecnologia que o celular proporciona”, disse Blazoudakis.
Blazoudakis demonstrou diferentes casos de campanhas promocionais bem sucedidas e de interatividade entre empresas e seus clientes já realizadas pela tecnologia de integração das redes de operadoras. O resultado foi que, em 2006, 18 milhões de pessoas receberam conteúdo de informação no celular e chegou a 1 bilhão o número de transações – que se refere a qualquer tipo de mensagem respondida pelo usuário e que é paga. Um dos exemplos mais expressivos é o do Big Brother Brasil, da Rede Globo, no qual em cada paredão pelo menos um milhão de pessoas envia mensagens ao custo de R$ 0,31. “As pessoas tem uma necessidade muito grande de se comunicar, mesmo dentro de um processo simples de votação chegamos a receber mensagens com mais de 100 letras escritas no celular”, afirma Blazoudakis.
O presidente da produtora paulista New TV, Marcelo de Godoy, também foi convidado para falar sobre produção de conteúdo audiovisual para novas mídias. Segundo ele, os espaços nas mídias tradicionais estão diminuindo cada vez mais e tanto a internet quanto a telefonia móvel têm se mostrado caminhos alternativos interessantes para que o produtor consiga expor o seu trabalho.
Godoy levou o caso do MobileFest, evento internacional de produção de conteúdo para celular organizado pela New TV, que discute nos formatos de produção para esta mídia e a interação do profissional com a operadora de telefonia. “É possível até que o produtor pode seja remunerado pela operadora de telefonia celular pelo número de downloads que a operadora tiver em sua página de internet”, afirma Godoy.
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