Num cenário onde o capital humano é o grande ativo das organizações, investir em ações que corroborem para a criação de um ambiente de trabalho agradável é de grande importância. Pensando nisso, a empresária Maria Alice Pereira, da Starmap, criou estruturas de Centros de Convivência, que as companhias podem instalar dentro de fábricas, centros de logística, call centers e outros ambientes que reúnam um grande número de trabalhadores. Para ela, a demanda por esse serviço deve crescer à medida que a preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho aumenta por parte das empresas também cresce. “Cada vez mais as empresas estão em busca da satisfação dos funcionários e da retenção de seus talentos, e um bom ambiente pesa muito nesse sentido”.
O Centro de Convivência Chana Klein é o primeiro implementado pela StarMap. Funciona dentro do maior centro de distribuição da rede Casas Bahia, localizado às margens da Via Anhanguera, e atende mais de 8 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores e visitantes. Com 735m², o projeto foi idealizado a partir de uma pesquisa com os próprios funcionários, que manifestaram suas necessidades e tipos de serviços que gostariam de usufruir no local, já que nas imediações não existem opções para um café, um happy hour ou uma pequena compra.
Aliando franquia de marcas, entre elas Casa do Pão de Queijo e Livraria Nobel, e parcerias comerciais com a Taiff e Ikesaki, o espaço reúne cafeteria, livraria, revistaria, papelaria, cyber café e salão de cabeleireiro, além de uma loja de conveniência.
“O Centro de Convivência foi muito bem recebido por todos. A iniciativa contribui de forma muito positiva para a integração e o bem-estar dos funcionários”, declara Gilberto Duarte, diretor da unidade de Jundiaí. “Um ambiente de qualidade favorece os serviços e reflete no relacionamento entre os colegas”, completa.
Um dos diferenciais da Starmap, segundo aponta Maria Alice, é o foco nas necessidades e desejos dos funcionários. Para implementar um centro de convivência, a Starmap inicialmente avalia o público alvo, seus interesses, potencial de consumo e a quantidade de horas vivenciadas dentro da instituição ou da empresa, traçando o perfil dos serviços a serem oferecidos. Além disso, a definição de quais tipos de serviços, geralmente prestadoras de serviços franqueadas, irão compor o espaço é feita com base em uma pesquisa de opinião realizada com os funcionários.
Outro ponto para o qual a empresária chama a atenção é para o fato de que as pessoas que trabalham nesses centros de convivência responderem diretamente para a Starmap e não para as franquias, o que garante a qualidade do serviço prestado. “Diferentemente de um shopping center ou uma loja de rua, no centro de convivência o público na varia. Por isso, a qualidade contínua no atendimento é primordial”. Além da implementação, a empresa também realiza o treinamento do pessoal e a gestão do negócio.
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