16 de abr. de 2007

Pão de Açúcar estréia campanha

Estratégia inova o conceito de comunicação no varejo ao privilegiar elo emocional com o consumidor

No próximo domingo (18), em rede nacional (*), o Pão de Açúcar faz uma pergunta que ao mesmo tempo é um convite: O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Mais do que uma indagação, a pergunta é o tema de uma inovadora campanha da rede e que poderá ser vista em todas as suas 155 lojas a partir de segunda-feira. O convite, feito por meio de um rico material publicitário, é para que todos possam se conectar a uma nova atitude no modo de ver a vida e transformar o ordinário do dia-a-dia em extraordinário.


Habituados a ofertas, produtos e preços, clientes e todos os que forem impactados com a nova campanha da rede terão uma agradável surpresa quando se depararem com as mensagens trazidas em várias formas de comunicação usadas nesse novo jeito de falar e pensar supermercado.


Foram meses de estudos, análises e pesquisas e as primeiras respostas vindas dos clientes serviram para embasar a nova comunicação do Pão de Açúcar, a primeira grande campanha da PA Publicidade, agência do Grupo Pão de Açúcar, que há pouco mais de um ano assumiu a responsabilidade pela comunicação publicitária de todas as marcas da empresa.


Fruto de R$ 80 milhões em investimentos, a comunicação desenhada pela PA Publicidade tem como foco principal o elo emocional que une os consumidores à rede, e se vale da mensagem institucional para passar todos os valores inerentes ao Pão de Açúcar e que irá permear por todos os meios de contato possíveis com a marca, incluindo pontos de venda, mídia impressa, eletrônica, Internet, entre outros.


"Mais do que os diferenciais de produtos e serviços que nos distinguem da nossa concorrência, com essa campanha nos descolamos da tradicional publicidade vista no varejo e apresentamos a filosofia que está por trás da história de sucesso da marca que já tem quase 60 anos", afirma Heloisa Morel, diretora de marketing do Pão de Açúcar.


A rede é reconhecida pelas tendências lançadas no segmento de supermercado. É o caso das lojas 24 horas, produtos de marcas próprias, compras pela Internet, supermercados de terceira geração, self-check out, wi-fi, atendentes de vinhos, consultoras e mais uma lista de novidades que chegaram aos consumidores brasileiros pela maneira inovadora com a qual o Pão de Açúcar atua no segmento de supermercados.


Com forte diferencial em serviços e produtos, a rede quer enfatizar para o consumidor que a felicidade encontrada na simplicidade do cotidiano passa por suas lojas. "Os consumidores da rede conhecem e reconhecem a proposta de valor do Pão de Açúcar o que permitiu avançarmos na comunicação da marca e criarmos um mix equilibrado que reforça o posicionamento da rede sem perder de vista a dinâmica do varejo, com suas ofertas e calendários específicos", destaca Heloisa Morel.


De acordo com os estudos realizados pelo Pão de Açúcar, os consumidores estão mais modernos, conscientes, antenados nas novidades e adeptos à tecnologia como veículo de praticidade. Eles valorizam tudo o que possa agilizar sua vida sem abrir mão da qualidade, do respeito à sociedade e ao meio-ambiente. "O novo consumidor quer felicidade e qualidade de vida traduzida em bem estar e tranqüilidade mesmo nas tarefas rotineiras do dia-a-dia, como ir ao supermercado. Nossa comunicação deixa claro que esse é o compromisso de entrega do Pão de Açúcar", avalia Heloisa Morel.


Das pesquisas aplicadas ao longo do desenvolvimento da campanha, ficou como conceito geral e que permeou por todos os grupos de discussão, que 'a felicidade está na habilidade de transformar momentos simples da vida em algo memorável'. Essa constatação tem total aderência para a marca, com seus produtos, serviços, atendimento atencioso e contemporaneidade de suas lojas que reforçam a assinatura do Pão de Açúcar como 'Lugar de gente Feliz' e que agora também vêm destacados na campanha 'O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?'.


"Essa campanha busca estabelecer um novo vínculo com o consumidor mais verdadeiro e próximo. Fizemos isso de uma forma muito simples: perguntando, convidando as pessoas a refletirem e a se conectarem com uma nova atitude", destaca Eduardo Romero, diretor geral da PA Publicidade.


Para materializar esse conceito, a PA Publicidade criou uma comunicação emocional, que fala das coisas simples da vida, e convidou Arnaldo Antunes para gravar o jingle da campanha (ver letra) e narrar os comerciais da rede. A qualidade das imagens vem do trabalho depurado da Zero Filmes, com direção de Sergio Amon, reconhecido pelo mercado como um dos diretores publicitários mais premiados do mundo.


A preocupação com a qualidade de todo o material da campanha, a exemplo da escolha pela Zero Filmes e que também inclui outros parceiros importantes, demonstra todo o cuidado no desenvolvimento dessa proposta. "A PA Publicidade inaugura uma nova fase na comunicação de varejo. Mais do que dados, tivemos como material de trabalho informações apuradíssimas que, somadas ao extenso conhecimento da dinâmica do negócio, resultaram numa campanha de profundidade e de excelente qualidade artística, como pode ser visto, por exemplo, pela plasticidade e sonoridade vistas no filme, no jingle e em todos os materiais que compõem a nova campanha do Pão de Açúcar", completa Romero.


FICHA TÉCNICA:


o Anunciante: Pão de Açúcar
o Agência: P.A. Publicidade
o Diretor Geral: Eduardo Romero
o Diretor de Criação: Ari Fidelis e Mariangela Silvani
o Criação: Ari Fidelis, Mariangela Silvani, Marcio Araujo, Rodolfo Antonucci
o Atendimento: Leda Cichello
o Planejamento: Fabiane Vasconcellos
o Mídia: Otoniel Pelizario e Cecília Chagas
o Aprovação cliente: Claudia Pagnano (Diretora Executiva de MKT), Heloísa Morel (Diretora de MKT Pão de Açúcar) e Maria Cristina Amarante (Ger de Comunicação);
o Fotos: Thomas Susemihl e Sérgio Coimbra
o Produtora do Filme: Zero Filmes
o Diretor do Filme: Amon
o RTV: Nelcy Alves, Carlos Jardim e Kivea Pierin
o Diretor de fotografia: Amon
o Pós-produção: Tribbo Post
o Produção de som: Trah Lah Lah
o Nome do Filme: Campanha - "O que faz você feliz"

JINGLE

O que faz você Feliz?
"O que faz você feliz?"
A lua, a praia, o mar
Ser amado e amar
Brincar até cansar ou trabalhar
Correr sentindo o vento
Ou correr contra o tempo
Botar o pé no chão
ou só sonhar
Um filme uma conversa boa
Passear e rir à toa
O que faz você feliz?
Acordar sempre tarde
Comer um chocolate
O que você prefere, então me diz
Não deixe a vida passar debaixo do nariz
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
O que faz você feliz?
Pão de Açúcar. Lugar de gente feliz.


SOBRE O PÃO DE AÇÚCAR:


Supermercado de vizinhança, com foco nos consumidores de perfil cosmopolita, que prima pela variedade e qualidade em produtos e serviços personalizados. Com 155 lojas distribuídas em nove estados brasileiros, o Pão de Açúcar caracteriza-se pela ampla oferta de soluções e pioneirismos lançados ao longo da história do varejo brasileiro.

Nenhum comentário: