9 de abr. de 2007

RedBull Air Race - Rio de Janeiro

No dia 21 de abril o Rio de janeiro recebe a segunda etapa do Red Bull Air Race World Series. É a primeira vez que a disputa acontece na América do Sul. Veja a seguir tudo o que você precisa saber!

O Red Bull Air Race é uma competição eletrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo desafiam uns aos outros em uma corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade.

A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar giros apertados em um circuito slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projetados chamados de “Air Gates”.

O Red Bull Air Race não é só velocidade – a precisão é crucial para o sucesso, pois qualquer erro incorre em penalidades ao tempo do piloto. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto se tenta difíceis manobras em curvas requer uma habilidade imensa que apenas um certo número de pilotos no mundo possui. Por isso os pilotos são selecionados a dedo de acordo com suas perícia e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar – o Air Race exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma idéia eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros.

O que faz o Air Race tão eletrizante e interessante para os espectadores é a proximidade com a multidão. Vôos baixos em uma rota relativamente compacta dão às pessoas um gostinho da emoção de perto.

A criação do Air Race foi idealizada pela Red Bull, que convidou o renomado piloto húngaro Peter Beseynei para ajudar a refinar o conceito do evento. O primeiro Red Bull Air Race aconteceu no Air Power em Zeltweg, Áustria, em 2003. O evento foi reconhecido como um grande sucesso. Estava claro que a competição tinha enorme potencial. Os Air Races subseqüentes aconteceram na Hungria, Inglaterra e Estados Unidos e seguiram uma evolução até chegarem no formato atual: o Red Bull Air Race World Series.

A primeira série mundial começou em 2005, acontecendo em 7 lugares diferentes do mundo com 10 pilotos aclamados internacionalmente competindo. 11 pilotos participaram da edição de 2006 do Red Bull Air Race World Series em 9 localidades internacionais espetaculares, quando o americano Kirby Chambliss ganhou o título de campeão mundial na etapa final em Perth, na Austrália.

Este ano aos pilotos que competiram em 2006 vão se juntar mais três ases da aviação, que passaram pelos céus de 12 cidades ao redor do mundo.

As corridas aéreas têm raízes nos Estados Unidos, mas diferentemente daquelas competições em que o objetivo é puramente velocidade, o Red Bull Air Race traz outra dimensão para o desafio: a habilidade. Eles estão usando alguns dos aviões mais leves, ágeis e sensíveis que existem. No entanto, essencialmente, são a perseverança e a habilidade do piloto que determinam quem será coroado o próximo campeão do Red Bull Air Race World Series.

AS aeronaves usadas no Red Bull Air Race devem ser estáveis ao extremo. Durante uma curva inclinada, o piloto e o avião estão sujeitos a forças gravitacionais que podem chegar a 10G, o que equivale a dez vezes seus pesos normais. Em princípio, e não somente por causa das forças gravitacionais, o avião deve ser o mais leve possível. Uma aeronave moderna raramente pesa mais do que 600 kg. Isso porque os aviões desses modelos são construídos com materiais compostos extremamente leves mas muito resistentes, como por exemplo, a fibra de carbono. O peso leve combinado a um sistema de direção altamente eficiente resulta em uma agilidade que aeronaves normais, mesmo os jatos de combate, nem pensam em atingir.

Dentre os poucos aviões apropriados para corridas aéreas, existem diferenças na potência do motor e na performance de vôo que exercem importante influência nas chances de vitória do piloto. O Zivko Edge 540 é atualmente considerado o melhor: com velocidade máxima de 426 km/h e peso de apenas 530kg, ele pode agüentar forças de até 15G. Esse é o avião preferido por muitos dos pilotos, incluindo o campeão do Red Bull Air Race 2006 Kirby Chambliss.

Uma corrida no formato slalom, ou ziguezague, com pilotos acelerando no céu a 400km/h. É sensacional, mas também muito arriscado. Por isso é tão importante que os obstáculos, chamados de “Air Gates” ou pilões infláveis, possam agüentar impactos sem nenhuma conseqüência adversa para o piloto e para a aeronave. Uma pergunta muito freqüente é: o que acontece quando um avião atinge um Air Gate?

Martin Jehart e sua equipe projetaram Air Gates que se desintegram quando são atingidos por um avião. Os pilões são super leves e são feitos de um material de vela de barco que se rompe imediatamente se atingido por um avião ou hélice - sem causar nenhum dano ao piloto ou à aeronave. Um Air Gate pode ser substituído por outro em quatro minutos.

Apesar da fragilidade, os Air Gates são também muito elásticos e podem suportar ventos de até 54 km/h sem serem levados. Isso é possível por causa da forma de cone do pilão – a base mede 5 metros e o topo 75 centímetros. Os air gates têm 20 metros de altura e a distância entre cada par é de 10 a 14 metros.

A idéia do Red Bull Air Race foi concebida em 2001 e surgiu da área de esportes da Red Bull, que tem sido responsável pela criação de diversos eventos esportivos inovadores por todo o mundo.

O objetivo era desenvolver uma nova corrida de aviação que desafiasse a habilidade dos melhores pilotos do mundo. A Red Bull queria criar uma corrida no céu que não envolvesse somente de velocidade, mas também precisão e habilidade. A solução foi criar um circuito de corrida especialmente projetado para a competição onde os pilotos voassem em altas velocidades.

Eles passaram dois anos planejando e desenvolvendo o projeto antes do primeiro Red Bull Air Race ser apresentado no Air Power em Zeltweg, na Áustria em 2003. O evento foi um grande sucesso e sinalizou uma nova era para os esportes aéreos: a da “corrida aérea“.

Besenyei lembra-se de como tudo começou: “A Red Bull chegou a mim com a idéia de organizar uma corrida de aviões contra o relógio, um tipo de corrida em formato slalom, ou ziguezague, no ar. Eu também já vinha pensando em como tornar a aviação ainda mais interessante para o público e quando eles me descreveram suas idéias, tudo veio exatamente de encontro com o que eu tinha em mente.”

“Começamos desenvolvendo colunas preenchidas com ar usando um material especial e idealizando o regulamento para esse novo esporte. Ao mesmo tempo conversei com outros pilotos sobre as idéias da Red Bull. Não tive que dizer muito para convencê-los, eles ficaram empolgados imediatamente.”

Seis dos melhores pilotos do mundo participaram do evento inaugural em Zeltweg, com Besenyei vencendo uma das duas corridas. Devido ao grande sucesso no Air Power, outro Air Race foi organizado em 2003 no Aeroporto Tököl, perto de Budapeste. Foi um grande sucesso que ofereceu à Red Bull mais uma prova de que esse era um esporte de grande potencial.

No ano seguinte a Red Bull decidiu realizar três corridas. Em junho de 2004, Kemble, na Inglaterra, foi palco do Air Race vencido pelo americano Kirby Chambliss.

Dois meses depois o evento voltou para a Hungria e aconteceu foi testemunhado por quase um milhão de pessoas distribuídas pelas margens do rio Danúbio em Budapeste. Mais uma vez Chambliss foi o rei dos céus. No outono de 2004 a final foi realizada em Reno, nos EUA, onde o americano Mike Mangold foi aclamado campeão da etapa e primeiro campeão mundial do Red Bull Air Race.

Tamanho tem sido o sucesso dos Air Races que em 2005 a Red Bull decidiu criar o primeiro Circuito Mundial do Air Race, que inclui sete eventos por todo o mundo. O piloto que termina a Série com o maior número de pontos no ranking é aclamado campeão mundial oficial do Red Bull Air Race. Oito corridas aconteceram em 2006 com onze pilotos competindo. O americano Kirby Chambliss levou o título de campeão mundial na corrida final em Perth, na Austrália.

Em 2007, três novatos vão se juntar aos atuais pilotos do Air Race e o Ciruito Mundial vai viajar pelo globo, parando em doze maravilhosas cidades, começando com Abu Dhabi e o Rio de Janeiro em abril.

Desnecessário dizer que Besenyei está muito contente com o crescimento do esporte e orgulhoso de poder ter trabalhado com a Red Bull em sua criação. “A corrida aérea é o máximo da disciplina na aviação”, Besenyei acrescenta. “Não existe outra competição que exija tanto das habilidades dos pilotos como essa inigualável corrida nos céus.”

Para você entender melhor a origem e os objetivos do Air Race, dê uma olhada nas perguntas mais frequentes.

P. O que é o Red Bull Air Race?
R: O Red Bull Air Race é um esporte motorizado relativamente novo e de alta performance. Durante o Air Race, o piloto deve voar entre mastros infláveis, os chamados Air Gates, dispostos para formar uma pista de slalom no céu. O objetivo é percorrer a pista no menor tempo possível e, ao mesmo tempo, evitar pontos de penalidade. É uma competição onde precisão e habilidade são cruciais para o sucesso. Além de exigir concentração mental total, os pilotos são forçados ao limite físico, manobrando suas aeronaves a velocidades de até 400km/h e suportando forças gravitacionais de 10G.

P: Quem inventou esse esporte?
R: A idéia do Red Bull Air Race foi concebida em 2001 pelo departamento esportivo da Red Bull, que tem sido responsável por criar uma grande variedade de eventos esportivos inéditos em todo o mundo. A idéia era desenvolver uma nova corrida aérea que desafiasse a habilidade dos melhores pilotos do mundo. A Red Bull queria criar uma corrida no céu. Não uma que só medisse velocidade, mas também precisão e habilidade. A sugestão foi construir uma pista de corrida no céu especialmente projetada para o evento onde os pilotos pudessem voar em altas velocidades.

P: Como o público pode conseguir ingressos para a Red Bull Air Race?
R: Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial da Red Bull Air Race. Detalhes sobre a aquisição de ingressos estarão disponíveis on-line no final de fevereiro de 2007

P: As regras são complicadas?
R: As regras são bem diretas. Se o piloto não passar pelo gate/ pilão como foi especificado ou não conseguir fazer uma manobra de giro corretamente, ele perderá, como forma de penalidade, segundos que serão adicionados a seu tempo. Esses segundos variam dependendo do que o piloto fizer de errado.

P: Como o tempo é medido?
R: O sistema que mede o tempo das aeronaves é diferente dos sistemas tradicionais. Ele faz a medição tridimensionalmente e mil vezes por segundo em uma área definida. Além do tempo, o sistema mede a força centrífuga, a velocidade da aeronave e o pulso dos pilotos.

P: Quantos Air Races já foram realizadas?
R: A primeira corrida aconteceu em Zeltweg, Áustria em 2003, seguida de outra corrida no Aeroporto Tököl próximo a Budapeste. Em 2004, houve três corridas: Kemble (Inglaterra), Budapeste (Hungria) e Reno (EUA).

O World Series inaugural de 2005 realizou sete corridas: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Roterdã (Holanda), Zeltweg (Áustria), Rock of Cashel (Irlanda), Longleat (Inglaterra), Budapeste (Hungria) e São Francisco (EUA).

O Red Bull Air Race 2006 aconteceu em oito lugares diferentes: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Istanbul (Turquia), Budapeste (Hungria), Longleat (Inglaterra), São Francisco (EUA) e Perth (Austrália).

P: De onde são os pilotos?
R: Na última temporada havia pilotos dos EUA, França, Inglaterra, Hungria, Holanda, Alemanha e Espanha. Este ano há três novos participantes de três países diferentes: Áustria, Rússia e África do Sul.

P: O que é necessário para se tornar um piloto competidor do Red Bull Air Race?
R: Somente os pilotos mais experientes e habilidosos são selecionados para competir. Os critérios para se tornar um competidor são extremamente rígidos. Grandes feitos em competições aéreas internacionais é pré-requisito, por exemplo, a aerobatic European Championships, a aerobatic World Championships e a World Grand Prix organizadas pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale). Os pilotos também devem estar atuando ativamente em shows aéreos de acrobacias. Se os pilotos preencherem esses requisitos e tiverem uma aeronave apropriada, eles serão convidados a participar da etapa de qualificação que acontece no final de cada temporada.

P: Como o campeão é escolhido?
R: Os pilotos recebem pontuação em cada Air Race dependendo da colocação em que terminam. O piloto que terminar a série com maior pontuação é aclamado o campeão mundial oficial do Red Bull Air Race.

P: Onde as corridas acontecem?
R: Os locais variam de país para país. As corridas geralmente acontecem em pistas de pouso e decolagem por razões óbvias, mas também podem acontecer sobre cidades, sobre a água ou áreas de beleza natural. Isso significa que às vezes existe a necessidade de se ter pistas especialmente construídas. Por exemplo, em 2006 em Barcelona, uma pista temporária foi construída bem ao lado da praia.

P: Do que são feitos os Air Gates?
R: Os Air Gates infláveis têm 20 metros de altura e são formados por dois cones feitos de um material ultraleve de vela de barco que se rompe se tocado por uma aeronave. Uma espécie de pilão. Se uma aeronave atingir o cone, ele desinflará imediatamente, não oferecendo nenhum perigo ao piloto e poderá ser inflado novamente em uma questão de minutos. O Quadro é um gate feito de quatro cones.

P: Como os pilotos cruzam os gates?
R: O piloto deve crizar os gates de diferentes maneiras. Os Air Gates infláveis estão dispostos de duas maneiras: paralelos, onde o piloto deve voar entre os dois pilões (air Gates), ou individuais, onde o piloto deve voar entre eles como em slalom.
Eles devem cruzar numa altura correta – horizontalmente ou verticalmente (gume de faca) quando cruzam os gates paralelos. Segundos de penalidade serão adicionados ao tempo do piloto se o desempenho não for o correto.

P: Um piloto pode ser desqualificado?
R: Um piloto pode ser desqualificado por várias razões, todas relacionadas à pilotagem perigosa. Por exemplo, voar muito perto do chão ou tocar o gate/ pilão com a hélice.

P: Como tudo é transportado de um local de corrida para outro?
R: Dentro da Europa os pilotos voam em suas aeronaves de um destino a outro e o equipamento do evento é levado por caminhões. Para fora da Europa, as aeronaves são parcialmente desmontadas e transportadas com o restante do equipamento do evento como frete aéreo por um avião de carga fretado. Se houver tempo, as aeronaves e o equipamento são transportados como frete marítimo em container. No total, 200 toneladas de equipamento são transportadas para cada corrida.

P: Quanto tempo leva para montar e desmontar o Red Bull Air Race?
R: Dependendo da infra-estrutura de cada corrida, a montagem leva aproximadamente 12 dias e a desmontagem cerca de 3 dias.

Informações para espectadores sobre uma corrida específica podem ser vistas no calendário de corridas, na localidade de interesse. Informações detalhadas estarão disponíveis antes de cada etapa.

ACESSE O WEBSITE OFICIAL!
O Rio de Janeiro recebe no próximo dia 21 de abril a segunda etapa do circuito mundial de corrida de aviões de 2007, o Red Bull Air Race World Series.

13 pilotos vão se desafiar em uma verdadeira corrida contra o tempo e a gravidade num dos cartões postais brasileiros: aos pés do Pão de Açúcar na Praia de Botafogo.

Saiba tudo sobre o Red Bull Air Race no website oficial:

www.redbullairrace.com (já em português!)

O EVENTO É GRATUITO!

Todos estão convidados a ver de perto a maior disputa de corrida aérea de todos os tempos!

O Red Bull Air Race tem acesso gratuito: não há venda de convites ou tickets.

Os melhores locais para assistir ao evento são a Praia de Botafogo e o Aterro do Flamengo.
O Red Bull Air Race será realizado no dia 21 de abril a partir das 13 horas.

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