Você gosta escatologia? Então experimente digitar escatologia em algum site de procura, em uma pagina dedicada a vídeos, ou procure em algum site de relacionamento uma comunidade referente ao tema. Se não houver nem uma comunidade, nem um vídeo, ou nada referente em toda a rede, essa pode ser a sua hora! Publique suas teorias em um blog, crie uma comunidade num site de relacionamento ou uma webpage relacionada ao tema e comece a mostrar ao mundo a importância e a substancia de suas idéias, conquiste amigos, admiradores e companheiros, proporcione a evolução deste tema tão intrigante.
Pois bem, essas possibilidades de interação são marcas da nossa era, vivemos hoje o que é conhecido como “cultura digital”. Um sistema de comunicação interativa de nível global, que torna cada individuo passível de ser um mero receptor inerte de informações. Um termo de comunicação, onde, diferente da cultura de massa em que as mensagens eram produzidas por poucos e recebidas por muitos, cada receptor torna-se um emissor em potencial. Essas possibilidades dão margem à uma interação sobremaneira maior a espaços e temas super específicos. Estudos de arquitetura a respeito de ambientes híbridos que mesclam realidades virtuais e concretas, propõe a reação de um ambiente em função de seu habitante possibilitando a um individuo customizar o seu habitat e agir num campo exclusivo dos arquitetos. Mais simples que isso, hoje qualquer um que tenha acesso a rede e uma câmera digital, pode fazer vídeos experimentais e torná-los acessíveis ao globo, penetrando num campo outrora limitado a cineastas.
Por advento da cultura de massa, houve uma padronização nos termos de comunicação. Mídias muito abrangentes despendiam uma programação que atendesse a essa abrangência. No entanto, a evolução das tecnologias de informação e comunicação proporcionaram uma espécie de retribalização, onde cada pessoa cria o seu contexto e interage com ele. A exemplo as tantas comunidades de temas super específicos em sites de relacionamento.
Esses eventos sugerem uma reflexão a respeito da comunicação publicitária. Como programar conceitos comunicativos uma vez que a cultura de massa esta dando lugar a cultura digital. Talvez seja necessário voltarmos a conceitos antigos e idéias já ultrapassadas para melhor aproveitar das possibilidades que a cultura digital nos oferece.
Pra quem ficou curioso, experimente fazer uso do que a rede lhe oferece e se afirme como um elemento formador da fabulosa Cultura Digital. Apenas selecione e “bata” um Crtl+V
“ESCATOLOGIA”
Abraço a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário