19 de jul. de 2007

Ballantine's volta a anunciar após oito anos

A marca de uísque escocês Ballantine's, da multinacional francesa Pernod Ricard, volta à mídia após oito anos com uma campanha global "Leave an Impression" (Deixe uma Impressão), com investimento de 40 milhões. Após a aquisição da Allied Domecq (ex-dona da Ballantine's) pela Pernod Ricard, há dois anos, a empresa decidiu que a marca seria o foco dos grandes investimentos da empresa. "O mercado de uísque importado vem crescendo muito no Brasil e no mundo", diz o gerente de grupo de bebidas importadas da Pernod Ricard Brasil, Alan Cappelletti. O consumo de uísque importado, que atingiu 1,3 milhão de caixas no ano passado, cresce 15% ao ano no Brasil. Com vendas globais de 60 milhões de litros por ano, Ballantine's é a segunda marca mais vendida pela empresa, atrás somente do pastis (licor de anis) Ricard, tradicional na França.

Apesar do Brasil ainda ser um dos principais mercados de Ballantine's, ao lado de Espanha, França e Alemanha, nas pesquisas realizadas para o briefing da campanha a empresa constatou que a marca perdera visibilidade no País. "A marca estava um pouco esquecida no Brasil. Com tanto tempo sem comunicação, o consumidor acaba saindo da marca e indo para outras", diz.

Criada pela Publicis e com estréia dia 22 de julho, a campanha é composta por inserções na televisão, em canal aberto e TV a cabo, mídia impressa, ações de relações públicas e promoções em pontos de venda, e será veiculada inicialmente no Rio. "É um lugar que tem o perfil da Ballantine's e que até pouco tempo era um dos principais mercados mundiais da marca", diz. O público alvo é o jovem-adulto de 25 a 35 anos, consumidor de uísque importado. A empresa estuda levar a campanha para outras capitais no ano que vem.
Formada por Ballantine's Finest, 12, 17, 21 e 30 anos, a marca completa nesse ano o seu 180º aniversário e também promove uma festa conceitual, a Ballantine's Impress Party, que acontece no dia 27 de julho, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. A festa é itinerante e o Brasil será o segundo país a recebê-la, logo após Atenas.

Para o próximo ano fiscal (julho de 2007 a junho de 2008), a meta da subsidiária brasileira, que faturou R$ 560 milhões nesse período, é de aumentar em 50% as vendas de Ballantine's. O faturamento mundial da Pernod Ricard atinge ? 6 bilhões.

Site Johnnie Walker

A Diageo, dona da marca Johnnie Walker, lançou o site johnniewalkerblacklabel.com.br como parte da nova estratégia de ativação do drinque Johnnie Walker Red Mix, baseado no conceito "Combina?", criado pela agência Wunderman.


Fonte: Gazeta Mercantil

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