25 de jul. de 2007

Dessa vez, a vodca Absolut

Depois das inúmeras campanhas homenageando cidades ao longo dos últimos 20 anos, chega a vez da vodca Absolut repetir a dose através dos próprios produtos.

A marca está lançando a Absolut New Orleans, bebida destilada com sabor de manga com pimenta preta, suportada por uma campanha focada em internet e mídia impressa criada pela TBWA. A partir de seu novo posicionamento lançado neste ano, "In an Absolut World" (que remete a idéias que só aconteceriam em um "mundo Absolut"), a peça impressa mostra um grande engarrafamento de caminhões rumo ao Dome de New Orleans, como que visando toda a movimentação de solidariedade ocorrida quando da tragédia do furacão Katrina, em 2005.

Em agosto, completam-se dois anos do acidente natural que abalou o sul dos Estados Unidos. E é justamente no dia 1º do próximo mês que começam as vendas, em uma tática de marketing que visa justamente criar "buzz" em torno da ação. O anúncio do novo produto foi feito há menos de uma semana durante o evento anual New Orleans Culinary Festival, ponto de encontro de todas as tradições e novidades da "Soul food", "Creole food" e "Cajun food" que caracterizam a região.

A VS Spirits, detentora da Absolut, espera vender 35 mil caixas da bebida. Segundo a companhia, a íntegra das vendas - cerca de US$ 2 milhões - serão destinados a projetos de caridade no Estado da Louisiana, que tem Nova Orleans como capital.

Ao mesmo tempo que reúne boa ação ao marketing, a Absolut aproveita a deixa para reiterar sua posição de inovação na área em que atua. Estimativas de mercado indicam que mais de 200 diferentes tipos de vodca premium e saborizadas foram lançadas no planeta nos últimos cinco anos, iniciando uma comoditização de mercado que vem reduzindo as vendas da marca em mercados como os EUA.

A Absolut é pioneira nestes segmentos no mercado norte-americano, especialmente após o lançamento da Absolut Citron em 1988. O nicho de saborizados é hoje 30% do mercado de vodca naquele país. Já o consumo da bebida como um todo cresceu 8% em 2005 nos Estados Unidos, enquanto a Absolut isoladamente cresceu apenas 2% - muito por conta da chegada de concorrentes como a vodca super premium Grey Goose.




Fonte: Meio & Mensagem

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