Um dos erros mais frequêntes cometidos pelos departamentos de marketing das empresas é ignorar o cliente interno. Claro que consumidores são importantes, mas muitas vezes os empregados são mais ainda. Quer uma prova? Pense em quantas vezes um funcionário sozinho arruinou a sua experiência de compra numa loja, supermercado ou no balcão de uma companhia aérea. Mas o contrário também é verdadeiro. Algumas vezes, uma única pessoa consegue fazer a gente admirar uma marca.
Conscientes da importância vital de recrutar e manter talentos para o quadro de funcionários, algumas empresas estão envolvendo profissionais de marketing na tarefa que antes era exclusivamente do pessoal de RH. Uma delas é o McDonald’s. Nos EUA, McJob costuma ser sinônimo de emprego ruim. Para reverter essa imagem e incentivar o interesse de novos empregados, a rede de lanchonetes está veiculando na TV um comercial com o testemunho de Karen King, que começou como uma simples balconista e hoje é presidente de uma divisão norte-americana da companhia. A idéia é elevar o orgulho de quem já está dentro e atrair novas pessoas.
Além de trazer bons funcionários, o marketing também está pedindo ajuda aos clientes internos para melhorar a imagem da marca. A Delta Airlines, por exemplo, que tenta sair de uma seríssima crise, incluiu na sua campanha 'Change' (Mudança) um filme com depoimentos dos empregados, no qual eles garantem que a companhia está realmente fazendo um grande esforço para melhorar. O aval dos funcionários, é claro, tem mais credibilidade.
Por Luiz Alberto Marinho
Fonte: Blue Bus
Nenhum comentário:
Postar um comentário