A demanda aumenta, e há escassez de profissionais; uma pequena análise sobre o mercado de trabalho em mídia digital no Brasil.
Com a migração de parte significativa dos orçamentos de publicidade para os veículos digitais, e o conseqüente aumento de demanda por trabalhos nessa área, profissionais especializados passaram a ser cada vez mais assediados, provocando uma escassez que certamente está causando um impacto não apenas na qualidade dos serviços prestados, mas no próprio redirecionamento da carreira de diversos profissionais de marketing e publicidade.
Em mercados mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, esta escassez se traduz em salários em alta. Profissionais de criação e mídia, segundo reportagem publicada recentemente no "The Wall Street Journal", estão tendo, em média, aumentos salariais de até 60%. Mesmo assim, a falta de profissionais é encarada como um fator preocupante no próprio desenvolvimento do mercado publicitário online, já que há quem diga que o mercado só não cresce mais porque faltam pessoas qualificadas para desenvolver os projetos.
Atualização e empirismo
Esta falta de profissionais nos Estados Unidos e outros países acaba afetando o mercado brasileiro, já que muitos dos melhores profissionais do país em mídias digitais foram convidados para trabalharem no exterior. Como também não existem cursos de especialização em número suficiente para formação de novos profissionais, em muitos casos o aprendizado é feito na prática.
Não existem fórmulas, e isso abre o leque para que o empirismo - embora bem vindo em um meio tão novo e dinâmico - substitua as boas práticas.
Esta ausência de fórmulas, aliada ao dinamismo do meio, implica na constante necessidade do profissional se atualizar e se reciclar constantemente. Não há dúvida de que este cenário é o que mais se afina com a máxima atual de que cada um é responsável por seu próprio desenvolvimento pessoal. Porém, o excesso de trabalho e de responsabilidades, que são constantes no dia-a-dia desses profissionais, fazem com o que o tempo necessário para esta reciclagem seja cada vez mais curto.
Excesso de trabalho e adaptação
O paradoxo de atuar num meio extremamente dinâmico, que requer atualização constante, mas ao mesmo tempo exige uma dedicação acima da média para cumprir tarefas em tempo cada vez mais curto, é uma característica altamente desafiadora para os profissionais da área.
Outra característica interessante é a diversidade das formações das pessoas que atuam nos meios digitais, um fator que traz uma dinâmica peculiar para o perfil do profissional de mídias digitais. Num ambiente onde criação e tecnologia convergem, saber como promover a sinergia entre estes dois campos é algo bastante útil para o desenvolvimento pessoal.
Além disso, muitos dos profissionais que atuam no mercado online são oriundos do offline, o que requer uma adaptação ainda mais delicada - e, provavelmente, um pouco mais de estresse diário. Há de se pensar se estas demandas do mercado não acabem gerando profissionais cansados ou mesmo desiludidos com o ambiente de negócios online - algo semelhante ao que aconteceu logo após do estouro da bolha em 2001, quando muitas pessoas acabaram se desencantando com a internet e procurando outras atividades.
Contudo, é pouco provável que este cenário pessimista se confirme- já que as demandas por campanhas em mídias digitais nunca estiveram tão fortes no Brasil, e certamente muitos profissionais vêem na publicidade online os desafios que julgam ideais para suas carreiras - além, é claro, da possibilidade concreta de serem valorizados por isso. No entanto, o caminho não é fácil, e aqui vão algumas dicas para que esta batalha profissional acabe em vitória pessoal:
1) Atualize-se sempre. Faça cursos, leia muito, fique atento aos movimentos do mercado online. Nenhuma faculdade ou pós-graduação, por melhores que sejam, saberão como abastecer o fluxo de informações com a velocidade que os meios digitais exigem. Vá além da informação "empacotada", procure sempre mais, invista no seu conhecimento, pois ele pode valer muito num mercado que procura profissionais como você.
2) Valorize seu talento. Isso não significa necessariamente "colocar-se em leilão". Significa, claro, procurar o ambiente que melhor se adapte às suas características pessoais e necessidades financeiras - ou ao menos um que mais se aproxime do melhor cenário. Pode demorar um pouco, mas persistência e talento sempre acabam obtendo bons resultados.
3) Conheça a dinâmica dos ambientes digitais. Você está criando, vendendo mídia, atendendo ou apurando resultados para um meio relativamente novo, mas que tem características peculiares. Embora seja válido você aplicar alguns preceitos do offline, evidentemente você precisa saber como adaptar esse conhecimento ao mundo online. Nunca o chavão "quebrar paradigmas" se revelou tão útil como neste caso. Mas, claro, sempre com moderação.
4) Entenda seu público. Você trabalha com mídias digitais, e seus clientes são exigentes. Conhecem o poder que têm. Cada vez mais reunidos em comunidades com interesses comuns, podem endeusar ou transformar seu trabalho em piada num clique de mouse. Apreciam a inovação, gostam de novidades, e encampam sua idéia se ela realmente for relevante. Aproveite.
5) Seja generoso com seu tempo. Parece impossível, mas reserve uma parte de seu tempo para você mesmo. Afinal, o trabalho, apesar de ser importante, não é a única coisa pela qual vale a pena viver. Reserve algumas horas diárias para o seu lazer, seja de que forma for. Dizem que exatamente nestas horas é que as boas idéias vêm. E, você sabe, idéias são sua matéria-prima principal.
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