26 de jul. de 2007

Propaganda movimenta R$ 20,6 bilhões no primeiro semestre

O ranking de agências de propaganda do país por compra de mídia, do Ibope Monitor, apresenta mudanças no primeiro semestre do ano. Segundo levantamento referente aos meses de janeiro a junho de 2007, a Africa é a primeira entre as nacionais, na 7ª colocação, superando a Lew,Lara. A Z+ aparece pela primeira vez entre as 20 maiores, em 20º lugar, com investimento em mídia de R$ 162,8 milhões. No total, sem considerar os descontos de tabela (estimados em média em 40%) o mercado publicitário movimentou R$ 20,6 bilhões neste primeiro semestre. Com investimento de R$ 379,6 milhões, a Africa, criada em dezembro de 2002 por Nizan Guanaes, que ocupava a 11ª colocação, passa para o 7º lugar e torna-se a primeira entre as agências brasileiras. A Lew,Lara, com R$ 311,3 milhões, no 11º posto, agora é segunda nacional.

Outra novidade no estudo é a presença da 141/Soho, do grupo WPP, lançada no início deste ano, em 30º lugar com R$ 104,8 milhões em compra de mídia. Entre seus clientes estão a Avon e o projeto 150 anos do Banco Santander. A Y&R continua liderando o ranking com R$ 1,6 bilhão nos seis primeiros meses do ano. Em segundo está a JWT, com R$ 750,2 milhões e em terceiro a AlmapBBDO com R$ R$ 684,1 milhões. Seguem-se em 4º a DM9DDB com R$ 589,8 milhões e em 5º a McCann-Erickson com R$ 473,6 milhões. Em 6º está a Ogilvy (R$ 452,5 milhões), em 8º a Giovanni+DraftFCB (R$ 359,6), em 9º a Publicis (R$ 343,1 milhões) e em 10º a Leo Burnett (318,7 milhões). A Fala!, de Allan Barros, criada recentemente, já está em 28º lugar, com R$ 107,5 milhões. Zezito Marques da Costa, que lançou sua primeira agência em 72, foi sócio de Sergio Guerreiro e da Grey, comemora a primeira inclusão de sua Z+ entre as 20 maiores agências do país. Como ele diz, as campanhas do Tucson da Hyundai e da marca Subaru, ambas representadas pelo grupo CAOA no Brasil, são as maiores responsáveis por esse desempenho.

A Z+ também tem Penalty, Cinemark, Continental e George Foreman Grill como anunciantes de peso e segundo Zezito está se movimentando para que a perda da conta do Habibs não interfira em seu desempenho no segundo semestre. Márcio Santoro, sócio e diretor de Atendimento da Africa, credita esse desempenho à maturidade da agência e seus clientes depois de quatro anos. Lançada com perfil para atender um número limitado de clientes, a Africa tem atualmente onze contas: Itaú, Vivo, Brahma, Nívea, Mitsubishi, Grendene, Mantecorp, Cia. Vale do Rio Doce, Folha de S.Paulo, Parmalat e Philips.


Fonte: Adnews

Nenhum comentário: