28 de ago. de 2007

Lousa digital permite gravar matéria e navegar na Internet

Quadro-negro, quadro-de-giz, lousa, não importa o nome que se dê: quando o professor começa a escrever a matéria durante a aula, sempre é aquela correria. Todo mundo copia depressa, antes que seja tarde demais. Se você já passou por momentos assim, vai gostar de conhecer a lousa digital. Com ela, não existe pressa, pois toda a matéria que for escrita na sua superfície pode ser arquivada, deixando você livre para ficar atento à explicação do professor. Afinal, caso não seja possível copiar tudo o que ele escrever, não tem problema: a matéria estará em arquivos, à sua disposição.

O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador. Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado. Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na Internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial - que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa - e até um apagador virtual. E mesmo usando apenas o dedo é possível escrever nessa lousa.

Algumas escolas já adotaram essa tecnologia. É o caso da Escola Castanheiras, de São Paulo, onde alunos do 4º e 5º ano utilizam a lousa digital desde o início de 2007.

"No começo, parecia um bicho de sete cabeças, principalmente a maneira de usá-la, mas os próprios alunos iam entendendo a tecnologia e ajudando na hora de manuseá-la", conta a professora Flávia Maria Rabello Vianna Bozza.

Outra vantagem da lousa digital é que o material didático da escola, que são apostilas próprias, é copiado para o computador e a professora pode utilizá-lo na tela e assim fazer as correções e explicar o conteúdo sem precisa escrevê-lo tópico por tópico. "Isso facilita nosso trabalho e também temos mais tempo para acompanhar os alunos e desenvolver outras atividades. A aula fica muito mais dinâmica", diz Flávia.

Mesmo com a possibilidade de ter o material gravado, a explicação do professor é fundamental para o bom entendimento da matéria. O quadro digital é apenas mais uma ferramenta. Dúvidas, por exemplo, podem surgir durante a explicação dada pelo professor e somente ele tem a capacidade de respondê-las.

"O equipamento torna as aulas mais interessantes e não deixa o aluno perder nada que foi dito, escrito e exercitado", conclui a professora Flávia.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: