A loja do Iguatemi foi inaugurada em 1966, sendo a 13ª do grupo e a primeira localizada em um shopping center. Desde o início de seu funcionamento ela não havia apresentado uma mudança significativa.
Os responsáveis pela marca se basearam especificamente no perfil de seus clientes diretos para definir as modificações necessárias. “O Pão de Açúcar do Iguatemi era visto muitas vezes como uma loja de conveniência. As pessoas andavam pelo shopping e resolviam entrar, como uma visita, para uma compra ou outra. Agora queremos que nossos clientes venham para cá especificamente para fazer compras, oferecendo um visual simples, moderno e adequado às lojas do shopping”, explica José Roberto Tambasco, diretor-executivo da rede Pão de Açúcar.
A loja-conceito explora os produtos de mercearia, dando ênfase ao termo “gourmet”. A rôtisserie se encontra bem no centro do salão e oferece uma grande diversidade de receitas, destacando as opções que o supermercado proporciona, além da área reservada para vinhos e espumantes, que apresenta 365 rótulos entre nacionais e importados. Em contrapartida, seções como limpeza e perfumaria ficaram mais pobres, cedendo suas prateleiras para temperos e quitutes em geral.
Predominam na loja os tons preto e branco, com a intenção de destacar as cores e embalagens dos produtos. A fachada se tornou uma espécie de vitrine, tornando visíveis a maioria dos produtos para quem passeia pelo shopping. As gôndolas estão mais baixas e não existem faixas ou qualquer tipo de comunicação pendurada no teto, exatamente para ampliar a visão de quem circula pelos corredores. “Aqui nasce uma busca incessante de inovar a marca Pão de Açúcar”, complementa Claudia Pagnano, diretora-executiva de marketing e relacionamento corporativo do Pão de Açúcar.
Entre essas inovações, a tecnologia tem forte presença. Todas as etiquetas de preço são eletrônicas e têm o apoio das gôndolas digitais, onde se pode encontrar informações sobre produtos, sobre o Programa Mais (programa de fidelidade com benefício para clientes Pão de Açúcar) e receitas, divididas por ingredientes ou culinárias típicas, sendo possível imprimir todo o material encontrado. Monitores de plasma estão dispostos em toda a extensão da loja, apresentando vídeos e minidocumentários sobre culinária.
A novidade será divulgada, principalmente, por meio de anúncios em revistas de grande circulação, tendo como reforço banners, faixas e comunicação interna geral no shopping. Todos os materiais de campanha foram desenvolvidos pela P.A. Publicidade, house do Grupo Pão de Açúcar. Com o mote "Novo Pão de Açúcar Iguatemi. Básico. E nada básico", as peças misturam o universo da moda e os produtos da rede.
Para sua reformulação, a loja-conceito recebeu um investimento de cerca de R$ 8 milhões, sendo que, desse valor, R$ 4 milhões vieram de parceiros como Microsoft, IBM, Unisys, Gemco, Sofware Express, VirtualGate, Vertigo e CA, principalmente para as soluções tecnológicas e inovações que o Pão de Açúcar buscava.
Por tempo indeterminado, as modificações ficam restritas à loja do Iguatemi. Por ter seu público bem definido, ainda não se estuda estender o mesmo conceito a toda a rede, mas a idéia pode chegar à lojas de regiões como Alphaville e Morumbi. Para os curiosos, fica o convite do Pão de Açúcar para aproveitar da diversidade e opções gourmet de sua nova loja, mas isso é exclusivamente para quem estiver passando ali pela Av. Faria Lima e pensar em fazer umas comprinhas.
Fonte: Portal da Propaganda
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