Não sabe o que fazer com o grande volume de dados extraído da sua ferramenta de Webanalytics? Abaixo você encontrará algumas coisas que aprendi e que podem ser úteis no seu dia-a-dia.
Você não encontrará fórmulas, mas estará apto para criar seus próprios caminhos.
1) Conheça o seu negócio
Qual a estratégia e quais os objetivos da sua empresa? Este é o ponto de partida na hora de planejar a mensuração. As métricas darão o suporte gerencial para você verificar o andamento do seu plano de ações.
2) Selecione o que deve ser mensurado.
Não tente abraçar o mundo, dê um passo de cada vez. A mensuração deve ser planejada, pois exige tempo e dinheiro. Não adianta nada uma pilha de dados que não terão serventia. Métricas devem gerar ações que tragam resultados.
3) Construa mapas mentais, entenda a navegação do seu usuário.
Você tem nas mãos o poder de sinalizar o caminho a ser seguido. Use isto a favor do seu negócio. O usuário não pode ter dúvidas com relação ao caminho estabelecido. As métricas lhe indicarão se o caminho percorrido é o que foi planejado. Levantar e trabalhar nos pontos de fuga é um bom começo para maximizar seus resultados.
4) Transforme os dados em informações.
Na hora de extrair informações do seu sistema de WebAnalytics invente suas próprias receitas. Não olhe os números apenas de forma quantitativa, procure relações entre as grandezas. Crie seus próprios KPIs [Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Desempenho].
5) Trabalhe as principais informações visualmente.
Informações gráficas evidenciam degraus e oscilações permitindo uma análise ampla de todos os acontecimentos. Utilize-as para montar um painel de controle do seu site e das suas ações.
6) Mantenha seu site vivo.
Tudo que pode ser alterado, pode ser medido. Execute testes A/B (testes em que você apresenta duas soluções que diferem entre si por um único fator) para descobrir a melhor opção, a melhor alternativa a seguir. Utilize as informações agora!!! Ter uma base histórica pode auxiliá-lo no planejamento, no entanto, o mais efetivo é verificar as alterações que podem ser feitas após você ler este artigo.
7) Escute os números.
Aprenda a ouvir a necessidade dos clientes levantando insumos para o desenvolvimento de melhorias. Analise as informações, faça recomendações estratégicas e implemente-as. Mensuração é um ciclo contínuo.
8) Compartilhe as descobertas.
Este é um grande desafio, que não pode ser negligenciado. Aumente a capacidade de compreender e tomar decisões das pessoas que estão a sua volta. Você entenderá outros pontos de vista e conseguirá mais informações para compor as suas análises.
9) Observe a concorrência.
É importante saber como está a concorrência, interna [entre canais] e externa [entre as empresas do ramo]. Compare o meio virtual e o físico, estude todas as ramificações do seu negócio. Nada de ficar olhando o seu próprio umbigo.
10) Esqueça a expressão “eu acho”.
A partir de agora, você tem a certeza do que está acontecendo. Se ainda existirem hipóteses, você deve testá-las.
Robson Ortiz é Coordenador de Marketing e e-business do HSBC Brasil.
Fonte: JumpExec
Nenhum comentário:
Postar um comentário