17 de set. de 2007

As campanhas que os anunciantes mais gostam

Os anunciantes espanhóis gostam das mesmas campanhas que os criativos, de acordo com dados do Estudo de Agências do Grupo Consultores 2006.

Os nada menos do que 536 diretores de marketing de anunciantes entrevistados elegeram como suas campanhas e marcas favoritas as mesmas que são habituais em festivais e premiações.

Sendo assim, por que a qualidade da propaganda veiculada na tv e nas revistas não anda em patamares mais elevados do que vemos hoje? Talvez porque não apenas esses diretores de marketing decidam o destino da comunicação; talvez por problemas de prazo ou verba; talvez por dificuldades intrínsecas a determinados setores anunciantes; ou pela posição que ocupa determinada marca no mercado; ou ainda por falta de habilidade das agências em colocar-se frente aos clientes.

Dentre as marcas com campanhas destacadas pelos anunciantes espanhóis está Coca-Cola (McCann e Sra. Rushmore), com 110 menções, além de outras 21 mençoes para Coca-Cola Light (Publicis). BMW e SCPF foram apontadas por 103 anunciantes, seguidas de Audi e DDB, com 91 menções.

Aquarius (Sra. Rushmore) foi lembrada por 41 executivos; Amena (Tapsa), por 27.

Amo a Laura (MTV e Tiempo BBDO), que ganhou muitos prêmios em 2006, aparece com apenas 11 menções. Aí sim se nota forte discrepância entre os resultados dos festivais e a opinião dos anunciantes. E olha que a campanha em questão também ganhou o GP do prêmio Eficacia, onde o voto dos anunciantes é preponderante.

Entre as campanhas internacionais, apenas uma chamou a atenção: Sony Bravia (Fallon Londres).

Fonte: CCSP

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