No primeiro filme, intitulado “Convite”, Zeca apresenta o novo termo, fazendo uma brincadeira que mostra que o nome é muito mais interessante que a tradução ao pé da letra. No comercial, homens aparecem convidando amigos ou falando ao telefone, usando o termo “hora-alegre”, e são recebidos com olhares e comentários de surpresa dos que estão ouvindo, que não perdem a chance de tirar um sarro. No final, o cantor aproveita para advertir: “Por isso a Brahma deu um nome mais esperto para o happy hour... Zeca-hora”.
Em outro roteiro, “Consumo responsável”, o Zeca desdobra o termo recém-criado em prol da responsabilidade em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao lado de um painel com os dizeres “Zeca-hora”, ele dá exemplos de pessoas que não fazem parte do espírito de celebração, como quem bebe além da conta, dirige depois de beber ou vende cerveja para menores de idade. A cada exemplo negativo, ele gira o “Z” do painel, formando um novo termo, o “Neca-feira”, dedicado a esse público. Antes da assinatura “Brahma. Todo mundo ama”, ele ainda recomenda: “Se você não sabe beber, não tome Brahma. Tome juízo, sujeito”.
A agência planeja a criação de mais comerciais, que darão sustentação ao primeiro. Além deles, devem estrear na mídia, ainda em setembro, anúncios, jingles, spots e peças de mobiliário urbano, bem como ações no ponto-de-venda.
O viés da nova campanha segue os resultados de pesquisas realizadas pela marca junto ao consumidor, que demonstrou maiores possibilidades de retorno e dissipação da mensagem quando são utilizados seqüencialmente os mesmos recursos visuais, personagens e códigos anteriores. Segundo dados AC/Nielsen de agosto deste ano, a Brahma detém atualmente 32,3% de participação em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro, com um total de 19,6% de share no Brasil.
Fonte: Portal da Propaganda
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