21 de set. de 2007

Carreiras em expansão no mundo digital

É fato: as oportunidades profissionais oferecidas pelos players do mercado digital são interessantes e oferecem desafios (e, em alguns casos, remunerações) atraentes. Mas outro fato incontestável é que faltam profissionais qualificados para exercerem estas funções.

Vários fatores contribuem para que esta demanda ainda não seja atendida: falta de programas de qualificação profissional na área, mercado relativamente novo, nível alto de exigência profissional etc. Este descompasso entre vagas e candidatos causa alguns problemas sérios dentro das corporações: alta rotatividade em posições-chave, contratação de profissionais que ainda precisariam de alguma "lapidação" antes de assumirem determinadas funções, descompasso entre expectativas e desempenho etc.

No entanto, a natural atração que jovens profissionais sentem por um setor que cresce exponencialmente e que provavelmente estará gerando cada vez mais receitas e negócios faz com que algumas profissões pareçam bastante promissoras. Além disso, a maturação do mercado fará com que as melhores práticas se disseminem, cursos de qualificação sejam criados com base nestas experiências e assim se crie as condições propícias para o desenvolvimento do mercado de trabalho nesta área.

JumpExec fez uma pesquisa e elenca aqui algumas profissões relacionadas ao mundo digital e que certamente trazem algumas das melhores oportunidades, tanto aqui no Brasil como em outros mercados. Note que esta lista não contempla as profissões mais ligadas à parte tecnológica - que também sofre com essa falta de profissionais. O que se procura não são apenas profissionais que saibam fazer as tarefas pertinentes a cada vaga: as empresas também estão à procura de pessoas criativas, determinadas e que não tenham medo de inovar. Você tem este perfil?

Web Designers.

Sim, eles são necessários. Eles tem um trabalho bacana, e são as pessoas criativas que estão por trás dos melhores sites. Mas os desafios da Web 2.0, da colaboração, das redes sociais etc e tal estão fazendo com que as oportunidades se multipliquem - mas exigindo um "plus" - não basta ser criativo e ficar preso a seus conceitos do que é legal e/ou bonito e/ou funcional: o consumidor agora é quem manda, e os webdesigners precisam entender que as melhores idéias são aquelas que encontram ressonância no Todo Poderoso Consumidor. Quem entender isso está bem: segundo o Monster.com, espera-se um crescimento de 26% no número de vagas para este ano.

Profissionais de marketing viral.

São profissionais especializados em promover barulho partindo de um simples rumor. São aqueles que lançam vídeos no YouTube com personagens engraçados e que, indiretamente, acabam chamando a atenção para uma marca. E, claro, eles não se restringem apenas ao YouTube: eles são os verdadeiros guerrilheiros das marcas, e com uma missão difícil: gerar barulho sem serem muito diretos num primeiro momento. Afinal, não é bem propaganda que eles fazem - está mais para um happening. Mas é claro que depois são cobrados pela sua performance.

Profissionais de métricas.

A profissionalização do mercado brasileiro de internet passa necessariamente pelo completo entendimento do negócio web. E quem mais responsável pela consolidação do negócio do que o profissional de métricas? Afinal, eles são aqueles profissionais que analisam a performance dos sites e das campanhas, que tentam sempre achar a métrica mais adequada para seus objetivos de negócio. Ou seja, profissionais-chave em qualquer estratégia digital. A pressão é muita, as ferramentas são um tanto quanto complexas, mas este é um tipo de função que certamente coloca o profissional nos holofotes.

Arquitetos da Informação.

Os profissionais responsáveis por organizar as informações nos sites são poucos ainda, mas a procura por eles é inversamente proporcional. Com os websites se tornando os verdadeiros "cartões de visita" para a realização de negócios, ter suas informações organizadas e fáceis de encontrar é condição imprescindível para a competitividade das empresas.

Analistas, Blogueiros e Web-Writers.

A internet criou novas oportunidades para jornalistas e escritores, já que oferece o mundo digital para que estes possam reportar informações e/ou expressar suas opiniões livremente. Além disso, todos os grandes jornais contam agora com colunistas online, redatores online, web-writers e blogueiros. Mas lembre-se: não basta escrever "bem" - é preciso entender qual é a fluidez e a dinâmica ideais do texto para a web.

Fonte: JumpExec

Nenhum comentário: