10 de set. de 2007

Encontro debaterá acesso à internet em cidade citada como exemplo na cultura digital

O município fluminense de Piraí, a uma hora de distância da capital do estado e habitado por cerca de 18 mil pessoas, foi escolhido pelo Ministério da Cultura para promover um encontro de autoridades governamentais federais, estaduais e municipais, ativistas e militantes da cultura, professores, pesquisadores e artistas de vários gêneros com o objetivo de discutir uma política pública de acesso à internet. O evento está marcado para segunda-feira (10).

A cidade ficou mundialmente conhecida em 2005, quando passou a oferecer a sua população internet rápida (banda larga) por meio de conexão sem fio. Transformou-se em uma espécie de meca virtual, para a qual os defensores da cultura digital se voltam sempre que querem demonstrar como uma infra-estrutura pública de acesso à rede mundial de computadores pode modificar a realidade sociocultural de uma determinada localidade.

“Banda larga é essencial para a cultura, mais do que para qualquer outra coisa, porque outras coisas podem trafegar em bandas menores”, diz o coordenador de Políticas Digitais do ministério, Cláudio Prado. “É só a cultura que tem caminhões pesados do ponto de vista de bits e bytes, porque a cultura trafega [material] audiovisual que precisa de banda, trafega imagem, música, estas são as grandes demandas de largueza da banda.”

O evento em Piraí, que se encerra à noite com show do ministro Gilberto Gil no coreto da praça da cidade – com provável transmissão ao vivo por meio do jogo de realidade virtual Second Life –, vai debater a banda larga em quatro aspectos: cultura, desenvolvimento local, educação e comunicação. Durante o dia, as autoridades presentes também vão circular e conhecer a experiência pioneira da cidade.

Essa proposta do Ministério da Cultura se articula com outras iniciativas governamentais de oferta de acesso à internet, como a que propõe a racionalização das iniciativas de inclusão digital, sob comando do gabinete da Presidência da República, e a que prevê conectar todas as escolas brasileiras até 2010, anunciada pelo Ministério da Educação.

A expectativa do governo, de acordo com o assessor do gabinete da Presidência da República José Luiz Maio de Aquino, é ter até o final do ano uma política para garantir pelo menos um ponto de conexão de banda larga em cada um dos municípios brasileiros.

Um dos caminhos previstos para isso é a revisão do Decreto 4.769, alterando o trecho que aborda a criação dos Postos de Serviço de Telecomunicações (clique aqui para saber mais) para determinar que as empresas de telefonia levem a todas as cidades pelo menos um ponto de internet rápida.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: