17 de set. de 2007

Gisele Bündchen só veste água em nova campanha da Grendene

A top model brasileira nº 1 do mundo já desfilou em Los Angeles e nos sambódromos, visitou uma tribo indígena e saiu de lá inteira tatuada. Tudo isso calçando sua Ipanema Gisele Bündchen, sandálias da Grendene assinadas pela modelo. Desta vez, a marca volta a inovar e aprova uma campanha “na fé”, adjudicando-se ao talento da W/Brasil, responsável pela criação e concepção da empreitada.

“Temos de dar o crédito ao anunciante, que confiou em nós quando dissemos que iríamos fazer uma campanha na qual a Gisele estaria nua, mas vestida de água (nos anúncios), e que faríamos a água falar (no comercial)”, conta Rui Branquinho, co-presidente da agência e diretor de criação da campanha.

A W/Brasil buscou novamente surpreender, ao contrário de simplesmente relacionar a modelo à marca. “As campanhas feitas com a Gisele de vez em quando são ‘apenas’ ela”, afirma, “o que não é pouco”, complementa sabiamente, “mas é a coisa mais fácil do mundo. Queríamos – como em todas as participações dela para a Grendene – que tivesse algo a mais e que se diferenciasse das campanhas usuais”, explica Branquinho.




Com isso em mente, Branquinho e Celso Alfieri (diretor de arte da W) surgiram com o tema “Ipanema Gisele Bündchen G2B. Porque a Terra é azul”, com forte apelo à preservação dos recursos hídricos e à conscientização dos mesmos. Em 2006, a Grendene e a top apoiaram a causa das águas, por meio do programa Y Ikatu Xingu (do Instituto Socioambiental – ISA), que defende a preservação da bacia hidrográfica do rio Xingu.

A água como tema já não é algo muito novo. E talvez por isso seja difícil reinventar o assunto e torná-lo atraente ao público. Ainda mais intrincado é fazer com que o tópico se equipare à imagem de Gisele, algo quase impossível. Mas é fato que a dupla de criação da W/Brasil conseguiu, no mínimo, nivelar as duas mensagens.




Para tanto, a água teve de falar e de vestir. No filme, produzido pela Conspiração e dirigido pelo renomado Andrucha Waddington, uma máquina criada pelo artista alemão Julius Popp faz com que trilhares de gotas transformem-se em palavras desenhadas pela água, à medida que jorram do alto e caem no solo. Palavras como “vida”, “beleza”, “pense”, “preserve”, “respeite” e o mapa do Brasil aparecem em gotas de chuva como se caíssem do céu.

É o primeiro comercial em que Popp expõe a sua instalação de arte para o mundo. “Ele ficou meio ressabiado por fazer um filme no Brasil e ter de trazer todo o equipamento para cá, mas acabou aceitando”, conta Alfieri. “Foi a combinação perfeita, porque a Gisele faz nas peças o que mais sabe: posar e desfilar”, completa.

Um detalhe: toda a água utilizada na produção do filme foi reaproveitada – no final da gravação, a água serviu para a limpeza e lavagem do estúdio e também para a irrigação das plantas dos jardins. A cada nova seqüência, a mesma água era reutilizada graças ao mecanismo da tecnologia da máquina de Popp, denominada Bit.fall. Não há sequer um efeito de computador nas filmagens.




Nas peças impressas, Gisele aparece elegantemente adornada apenas por um vestido feito inteiramente de água. Na execução dos anúncios, a top foi fotografada em Nova Iorque – de biquíni – em diversas poses, por Paulo Vainer. No Brasil, uma outra modelo com características semelhantes foi clicada por Ricardo Zuffo ao mesmo tempo em que baldes d´água eram despejados e lançados sobre seu corpo. O trabalho de composição levou seis meses, a partir da técnica de sobrepor a água do corpo da modelo ao corpo de Gisele. “Não é muito tempo se considerarmos o nível de detalhamento dos anúncios”, pontua Alfieri, que deixou a cargo do próprio Zuffo e sua equipe o trabalho da composição da imagem final. “Se fizéssemos tudo aqui seria preciso mais seis meses e teríamos de parar todos os outros trabalhos da agência, devido à complexidade do projeto, que demanda o uso de dezenas de computadores ao mesmo tempo”, completa.

O filme tem versões de 60 e 30 segundos e será veiculado pela primeira vez no intervalo do Fantástico, no próximo domingo, 16 de setembro. O trabalho impresso entra em divulgação a partir de 26 de setembro, composto por três imagens da modelo, a assinatura da campanha, os novos modelos da sandália e os projetos apoiados pela empresa. E, no rodapé da peça, a frase: “Gisele Bündchen e Ipanema apóiam a causa das águas através de diferentes programas de conservação e preservação”. A agência criou também pôsteres que serão encartados nas revistas Caras e Veja.

Fonte: Portal da Propaganda

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