14 de set. de 2007

Google lança prêmio de US$ 20 milhões para levar robôs à Lua

O Google anunciou na quinta-feira (13/09) que oferecerá 20 milhões de dólares à primeira equipe que coloque um robô em solo lunar como parte do prêmio Google Lunar X Prize, criado em parceria com a Fundação X Prize.

Para ganhar o prêmio principal, a equipe precisará posar uma nave na Lua que carregue um robô de exploração que, por sua vez, terá que cumprir diversas tarefas em solo lunar, como explorar a região por até 500 metros e enviar filmes, fotos e dados de volta à Terra.

Há ainda dois prêmios de 5 milhões de dólares cada para equipes que pousem na Lua e façam com que seus robôs enviem dados de volta à Terra e completar tarefas extras sugeridas pelo Google, como encontrar artefatos de missões espaciais anteriores, andar mais que 5 quilômetros ou descobrir gelo.

O concurso terá um prazo bastante longo - caso alguma equipe consiga o feito até dezembro de 2012, o prêmio continua avaliada em 20 milhões de dólares.

À partir de janeiro de 2013, o prêmio cairá para 15 milhões de dólares e terminará em dezembro de 2014, a não ser que o buscador ou a fundação estendam seu prazo.

Entre os motivos justificados pela parceria para a promoção, está que "a Lua pode salvar a Terra", além de incentivar a exploração civil do Sistema Solar e aprender mais sobre o passado do planeta.

No final de agosto, o buscador lançou seu serviço Google Sky, em que usuários podem observar planetas e estrelas em uma simulação do espaço sideral no mesmo modelo do Google Earth.

Antes disto, o buscador tinha apresentado seu Google Mars, com imagens cedida pela Nasa que cobrem a superfície avermelhada do do planeta.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário: