24 de set. de 2007

internautas ajudarão a encontrar a cura da dengue

O mais recente projeto do World Community Grid (WCG), da IBM, vai usar o supercomputador virtual para encontrar moléculas que bloqueiem a reprodução dos flavivirus, responsáveis por doenças como dengue, febre amarela, hepatite C e a chamada Febre do Nilo Ocidental, informou o site Ars Technica. O site do WCG pode ser acessado no endereço www.worldcommunitygrid.org/.

"Qualquer um com um computador e acesso à Internet pode fazer parte da solução desses problemas críticos de saúde. Simplesmente doando o tempo ocioso do computador, podemos causar um profundo impacto em velocidade para que essa equipe chegue à próxima fase da descoberta do medicamento. Por exemplo, se dentro de uma semana 100 mil voluntários se cadastrarem neste projeto, o tempo exigido para os cálculos completos poderia ser reduzido em 50%", explicou Stanley Litow, presidente da IBM International Foundation.

Coordenado pela Universidade de Medicina do Texas, o projeto Discovering Dengue Drugs ¿ Together vai utilizar o vasto poder computacional do WCG, um supercomputador virtual que funciona a partir da doação do tempo ocioso de computadores pessoais feita por centenas de milhares de pessoas, tornando-o tão eficiente quanto um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo.

Os pesquisadores estimam que são necessários cerca de 50 mil anos de tempo computacional para completar os cálculos indispensáveis para descobrir drogas antivirais eficazes. Mas com o WCG, o projeto pode ser completado em menos de um ano, já que quanto mais computadores se juntarem à iniciativa, mais rapidamente será realizada a pesquisa.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: