A Microsoft está ampliando a quantidade de formatos que PCs rodando Windows podem enviar para as TVs dentro de casa, com o suporte a novos dispositivos Extenders for Windows Media Center, de fabricantes de hardware.
A companhia espera que fabricantes como Cisco Systems, D-Link e Niveus Media lancem no próximo mês set-top boxes capazes de rodar vídeos e música armazenados em PCs com Windows Vista Home Premium ou Ultimate.
O novo software da Microsoft vai transmitir vídeo em formatos antes não suportados, como DivX e Xvid, enviando as imagens para outros dispositivos no ambiente doméstico, seja via redes cabeadas ou sem fio.
Os novos dispositivos Extender poderão inclusive exibir vídeos de alta-definição “protegidos” por DRM (digital rights management), por meio do novo padrão sem fio 802.11n, disse a Microsoft.
A Microsoft lançou a plataforma Windows Media Center Extender em 2005, mas o dispositivo compatível com o sistema mais conhecido é o Xbox 360, da própria Microsoft, que vendeu 10 milhões de unidades desde novembro de 2005.
Mas outros fabricantes se mostraram pouco interessados na tecnologia da Microsoft, promovendo soluções próprias. A D-Link, por exemplo, já tinha vendido em junho de 2006 mais de 100 mil unidades do seu aparelho sem fio MediaLounge, 18 meses após o lançamento.
No entanto, a Microsoft continua investindo na idéia, rebatizando a solução de Extenders for Windows Media Center, e colaborando com fornecedores como Cisco, D-Link e Niveus para associar seus equipamentos ao Vista.
No futuro, a empresa pretende trabalhar com outros fornecedores para levar os mesmos recursos a outros aparelhos, como DVD players e televisores.
Além de mudar o nome da plataforma, a Microsoft informou que aparelhos com especificações antigas, feitos para funcionar no XP, não serão compatíveis com o Vista.
Fonte: IDG Now
Nenhum comentário:
Postar um comentário