São Paulo, Zona Sul, hora do almoço. O ônibus está circulando próximo de um shopping. Dentro dele, adolescentes que acabaram de sair da aula. Nas telas instaladas dentro do ônibus, vídeos sem áudio de até um minuto e meio chamam a atenção dos passageiros. Os comerciais de uma loja de varejo instalada naquele shopping que, até dez minutos antes, ofereciam eletrodomésticos são substituídos por anúncios de celular e videogames. Assim será a mídia da TVO, nova mídia digital móvel de veiculação de conteúdo e publicidade dos ônibus de São Paulo. Criada pela holding Mixer Participações S.A., a TVO mira num público amplo (cerca de 80% de todas as pessoas que andam de ônibus na cidade de São Paulo) mas conta com uma ferramenta inédita que permitirá a veiculação segmentada.
O serviço já está em fase de testes. O investimento inicial é de R$ 3 milhões. Em outubro, já estarão instalado cerca de 1500 monitores em 500 ônibus da cidade. No início de 2008, serão cerca de 1200 ônibus. O acordo fechado entre a TVO e as empresas de ônibus cobre mais de 80% do total de ônibus circulantes na cidade de São Paulo. O que permitirá a instalação da TVO em 6,5 mil veículos do total de 8 mil. Nessa primeira fase, os anúncios entrarão em net, em todo o circuito. A partir do ano que vem, será possível contratar a mídia segmentada. As informações serão enviadas aos monitores através de uma rede wireless.
"Não existe zapping nesta mídia, ou seja, temos toda a atenção do espectador", diz João Daniel Tikhomiroff, presidente da Mixer. O formato dos vídeos é uma questão importante. Não haverá áudio no conteúdo exibido. A interferência de barulhos externos e a liberdade dos usuários que querem conversar entre si foram levados em conta nessa decisão. O conteúdo da TV terá duração mais curta, obtendo dinamismo, para não criar frustração no público que está circulando no ônibus e que decide o momento em que vai se desligar do que está sendo exibido, não pelo interesse na programação mas pelo ponto de desembarque. Os breakes comerciais também serão curtos, com até 90 segundos.
"Está surgindo uma nova categoria de mídia eletrônica no mercado brasileiro que já é sucesso na Europa e nos EUA", explica Eduardo Aidar, diretor associado da TVO, já trabalhou no Estado de São Paulo, Editora Globo e foi sócio do grupo Meio & Mensagem e da Mediavision. "Este novo mercado surge e cresce graças às novas tecnologias que permitem a exibição de conteúdos com qualidade técnica e editorial. Será uma mídia de massa, com altos números de audiência e baixo valor absoluto. Acredito que Varejo, Telefonia, Sistema Financeiro, Beleza e Higiene, Serviços e Mercado Imobiliário serão algumas das principais categorias anunciantes".
Fonte: Adnews
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