A Nintendo ultrapassou a Canon e se tornou, essa semana, a segunda empresa mais valiosa do Japão, atrás apenas da Toyota Motor . Isto é reflexo da aposta dos investidores de que as demandas pelos videogames Wii e DS continuarão grandes na temporada de fim de ano.
Apesar do valor de mercado do Mitsubishi UFJ Financial Group ser potencialmente maior que o da Nintendo, as operações com suas ações está suspensa esta semana antes de uma troca de papéis.
O Nintendo Wii já deixou para trás o PlayStation 3 da Sony, com larga vantagem, desde os lançamentos dos produtos no final do ano passado. A bem sucedida estratégia da Nintendo de expandir o público de games oferecendo formas inovadoras de interação tem motivado o desempenho do console.
"Na Tokyo Game Show semana passada, a Nintendo não estava presente oficialmente. Mas havia muitas empresas de software dedicando jogos para as plataformas da Nintendo", disse o analista da KBC Securities, Hiroshi Kamide.
"Acho razoável pensar que a estratégia de Natal da Nintendo de englobar tanto o jogador tradicional quanto o casual irá ser um sucesso novamente." As ações da Nintendo fecharam em alta de 3,1 por cento na terça-feira, elevando seu valor de mercado para 8,39 trilhões de ienes (73 bilhões de dólares), ultrapassando a capitalização de mercado da Canon de 8,12 trilhões de ienes.
Contudo, ainda é apenas um terço dos 24 trilhões de ienes da Toyota, a montadora mais lucrativa e valiosa do mundo.
Na última sexta-feira, último dia de negócios com as ações do Mitsubishi UFJ antes da suspensão, o valor de mercado do maior banco do Japão chegou a 11 trilhões de ienes.
As ações da Nintendo mais do que quadruplicaram de valor nos últimos dois anos, inicialmente impulsionadas pela demanda do videogame portátil DS e depois pelas vendas do Wii.
No trimestre de abril-junho, a empresa vendeu 3,43 milhões de unidades do Wii e 6,98 milhões de unidades do DS. Em comparação, a Sony vendeu 710 mil unidades do PS3 e 2,14 milhões d PlayStation Portable.
Fonte: Reuters
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