A Walt Disney Company transformou para sempre o entretenimento infantil quando abriu o seu mundo do faz-de-conta, chamado Disneylândia, próximo daqui em 1955. Agora os herdeiros da companhia do tio Walt estão mais uma vez modificando a maneira como as crianças se divertem, desta vez por meio da World Wide Web. Após alguns fracassos iniciais estrondosos - poucos são os que se lembram de sites apoiados pela Disney como o Go.com e o Toysmart.com-, a Walt Disney está mais uma vez fazendo da Internet uma peça central do seu futuro.
Nos últimos meses, a Disney transformou o seu principal website, que de uma ultrapassada confusão de informações tornou-se uma nova espécie de rede multimídia, com canais constantemente atualizados, contando com vídeos semelhantes a programas de televisão, jogos, informações sobre os concertos Disney (como os altamente populares "High School Musical" e "Hannah Montana") e áreas de rede social.
Na semana passada, a AdWeek Media nomeou o Disney.com o quinto site mais interessante da Web, atrás apenas do Facebook, do MySpace, do YouTube e do TMZ.com. Ao mesmo tempo o Nielsen/NetRatings anunciou que o site atraiu um recorde de 23 milhões de visitantes em agosto último, o que representa um aumento de 24% em relação a agosto do ano passado.
O videogame online para múltiplos jogadores Toontown.com, da Disney, atraiu seis milhões de jogadores que pagam cerca de US$ 10 por mês para combaterem juntos os malignos "Cogs" que tentam corromper o mundo do carnaval virtual. No Disneyfairies.com, visitantes criaram quase três milhões de fadas, asas personalizadas, fantasias e acessórios virtuais a fim de expressarem a sua "Fada Sininho interior".
E nos próximos meses a Disney pretende lançar um dos seus mais ambiciosos projetos na Internet até o momento.
O "Pirates of the Caribbean Online" é também um videogame multiplayer maciço no qual os usuários são capazes de formar equipes virtuais com os outros jogadores, navegar juntos em embarcações virtuais e procurar tesouros. Assim como no Toontown.com, a participação limitada será gratuita. Para a obtenção dos privilégios ilimitados será necessário o pagamento de uma mensalidade, provavelmente de US$ 10.
Em processo de desenvolvimento já há anos, o lançamento do site "Pirates Online" foi repetidamente adiado enquanto os programadores da Disney Web procuravam fazer com que cada tapa-olho, cada detalhe das lutas com espadas e cada navio estivesse pronto para o lançamento.
Porém, antes mesmo de o "Pirates Online" ser lançado, a Disney está trabalhando em outros enormes jogos multiplayer, incluindo um no qual os avatares criados no Disneyfairies.com são capazes de jogar juntos em prados virtuais e florestas online -também mediante o pagamento de mensalidade.
A Disney não está construindo, está comprando. No mês passado a companhia pagou US$ 350 milhões pelo Club Penguin, um dos mais populares sites de redes e jogos em rede para pré-adolescentes.
A empresa também está ampliando a sua atuação para além do universo dos computadores, adquirindo um website de acesso sem fio que em breve permitirá às crianças conectarem-se ao Disney.com e a alguns dos seus mundos virtuais usando os seus telefones celulares ou aparelhos portáteis de videogames prontos para a Internet.
"O que vemos, e o que todos os outros também vêem, é que a Internet está se tornando cada vez mais o primeiro local para onde as crianças se dirigem em busca de entretenimento", afirma Steve Wadsworth, presidente do Walt Disney Internet Group.
A concorrência também cresce
Outros estão começando a seguir a agressiva liderança da Disney no mundo online. A Cartoon Network, de Atlanta, anunciou no ano passado que em 2008 pretende lançar um enorme mundo online de jogos em rede que trará personagens dos seus programas. Neste ínterim, os visitantes do website da Cartoon Network podem jogar quase 200 jogos simples e assistir a vídeos vinculados aos programas da empresa.
E na semana passada a Warner Brother Entertainment anunciou que pretende criar um vasto negócio na Internet que ela chama de T-Works, e que terá início na próxima primavera (do hemisfério norte). Os visitantes do T-Works poderão ver programas de vídeo inéditos baseados nos personagens de "Batman" e no "Mágico de Oz", que são propriedades da Warner, e interagir em rede com outros usuários nos mundos virtuais utilizando avatares baseados em personagens como Scooby-Doo e o passarinho Piu-Piu, além de fazer download de logotipos para os seus sites MySpace ou Facebook.
Fonte: Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário