A Double Fusion, uma empresa de capital fechado que conecta anunciantes a produtores de videogames, lança na terça-feira nova tecnologia que permite que a montagem de campanhas publicitárias atualizadas em jogos da mesma maneira como acontece em comerciais na televisão. A tecnologia será apresentada aos produtores de jogos na Austin Game Developers Conference, que começa nesta quarta-feira.
Os criadores de jogos atualmente estabelecem e codificam pontos específicos de seus games para a publicidade durante o processo de desenvolvimento. Depois que a codificação é concluída, o conteúdo publicitário pode ser alterado por meio de conexão com a Internet, mas os locais dos anúncios não podem ser alterados, e novos pontos de publicidade não podem ser acrescentados.
O novo programa da Double Fusion, conhecido como fusion.runtime, separa a publicidade nos jogos do processo de desenvolvimento, permitindo que os criadores desenvolvam novos posicionamentos depois que o jogo esteja concluído, inclusive para títulos mais antigos em seus catálogos. "Com o fusion.runtime, o código do jogo pode ser decidido e o espaço publicitário fica aberto para definição posterior", disse Jonathan Epstein, presidente-executivo da Double Fusion.
O novo programa oferece flexibilidade quase ilimitada para aquilo que no passado era uma constelação quase totalmente fixa de espaços publicitários em um jogo, disse Epstein.
"Isso permite que os anunciantes conduzam suas campanhas de maneira dinâmica", afirmou.
O potencial de publicidade nova também pode ajudar a bancar relançamentos de títulos antigos dos catálogos, para possível distribuição gratuita aos usuários, em alguns casos, além de prolongar a vida útil de alguns dos games de maior sucesso.
Os jogos geralmente têm uma janela curta de varejo. Assim que uma tiragem se esgota, eles costumam continuar esgotados, ou passam por transição para uma versão mais barata, acessível apenas por download. "Os jogos não tinham vida longa", disse Epstein. "Ninguém queria abrir jogos antigos, modificar o código e realizar testes prolongados".
Michael Cai, diretor de banda larga e jogos da Parks Associates, disse que o novo sistema "irá abrir muitas oportunidades para anunciantes que estejam interessados no meio videogame".
Ele também afirmou que os jogadores provavelmente protestarão em caso de um aumento considerável nos anúncios dentro dos jogos, mas acrescentou que as principais produtoras de games são espertas o suficiente para proteger sua principal fonte de receitas, as vendas dos títulos no varejo.
A publicidade dentro de videogames agora é um mercado de 514 milhões de dólares e a publicidade dinâmica dentro de jogos deve alcançar os 675 milhões de dólares até 2012 nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Parks Associates, uma companhia de pesquisa e análise de mercado de tecnologia. As primeiras empresas a incorporar a tecnologia fusion.runtime são as produtoras Ubisoft Entertainment, da França, NCsoft Corp, da Coréia, e a norte-americana especializada em jogos casuais Oberon Media.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário