27 de set. de 2007

Vendas de PCs vão crescer 12,3% em 2007

Uma recente pesquisa do Gartner concluiu que o mercado mundial de computadores pessoais vai crescer 12,3% em 2007. A alta é motivada pelo bom momento dos PCs móveis nomundo, além das fortes aquisições de estações de trabalhos em mercados subdesenvolvidos. Para 2008, aponta o instituto, esse número vai chegar a 11%.

O diretor de pesquisas do Gartner, George Shiffler, afirmou que o clima de incerteza criado pelos diversos eventos financeiros, como a crise dos mercados de hipoteca nos Estados Unidos, gera um risco de diminuição na previsão do instituto.

A queda em 2008 é justificada pelo analista como uma resposta natural ao forte ritmo de aquisições de desktops, especialmente nos mercados subdesenvolvidos, realizadas no início de 2007. "Mas o mercado deve se recuperar no final de 2008 com um novo ciclo de compra para a substituição de estações de trabalho obsoletas", ressalta.

Os computadores móveis continuam representando o maior motivador para o bom momento do mercado. Com a queda de preços de venda dos produtos, o melhor desempenho e a maior distribuição de acesso sem fio, os computadores móveis têm uma proposta com mais valor para os clientes do que os demais.

Fonte: Computerworld

Nenhum comentário: