Usuários de internet banking do Brasil poderão utilizar o mobile token, serviço de combinação de senhas dinâmicas via celular. A tecnologia, desenvolvida pela BR Token estará disponível a partir do mês de outubro, mas preciso os bancos aderirem para que ela chegue aos usuários finais.
"O objetivo do mobile token é substituir o chaveiro de token por um software no celular", Alexandre Cagnoni, diretor de tecnologia da BR Token. Segundo Cagnoni, o software gera senhas dinâmicas e assinatura eletrônica apartir do aparelho celular e smartphones.
Cesar Lovisaro, diretor comercial da BR Token, fabricante do produto, explica que os usuários poderão baixar o software para direto nos seus celulares via Internet. "O serviço não terá nenhum vínculo com as operadoras de telefonia móvel, apenas com os bancos", afima o diretor.
Mas o serviço pode enfrentar alguns obstáculos para sua implantação. "É um processo complexo já que existem diferentes tipos de celulares no mercado, com recursos variados. Sem contar que a rotaividade é grande. As pessoas trocam de aparelhos rapidamente", justifica Cagnoni.
Mas uma das vantagens do software mobile token é que, por não exigir um dispositivo extra, o custo é bem mais baixo do que o token convencional, por exemplo. "Para aderir a tecnologia só seria cobrado uma taxa de adesão dos bancos pela licença do programa e depois um fi mensal pela atualização do software. o usuário final não pagaria nada, já que é um serviço oferecido pelo próprio banco aos seus clientes". Cagnoni revela que o serviço será oferecido aos bancos, mas ainda não tem previsão de quando estará disponível para usuários finais.
Fonte: WNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário