Em 1985 a Rede Globo exibiu a sua novela de maior sucesso, Roque Santeiro, de Dias Gomes com adaptação de Aguinaldo Silva, quase 100% de audiência registrada pelo IBOPE no capítulo final. A novela que marcou a estréia na TV, dentre outros grandes artistas, de Claudia Raia, Mauricio Mattar e Patricia Pillar, inovou também no merchandising com uma inusitada ação criada por Agnelo Pacheco, recém saido da Norton, no referido ano constituindo a agência que ainda hoje leva o seu nome. A ação consistia na colagem de um outdoor, inserida na trama, com aparições esporádicas de uma modelo vestindo calcinhas “Hope”. O detalhe é que os moradores de Asa Branca passaram a ter reações, em torno do bum bum exibido, que iam do puritanismo ao desejo propriamente dito e para um dos seus personagens, em particular, o sisudo professor Astromar Junqueira, interpretado por Rui Rezende, o dito bum bum rebolava. O fato é que as aparições da calcinha Hope que mexia com a cabeça dos moradores de Asa Branca, também mexeu com a cabeça dos telespectadores, as vendas do produto saltaram de 75.000 para 120 mil unidades mensais. A modelo era uma garota de 16 anos, Michele Alves; naquele tempo não existia o fotoshop e apenas garotas muito novas ( o rosto não aparecia) suportavam o teste da gigantografia, o que costumava revelar detalhes de estrias. O sucesso da ação de merchandising levou uma outra modelo a assumir o corpo que não era seu, a Revista Contigo o deu como fato, não se retratou e pagou uma indenização na justiça. Um fato interessante é que a Globo inicialmente recusou a ação, foi preciso Agnelo convencer os autores que adoraram a idéia e a desdobraram na trama. O mesmo Agnelo dois anos anos tentara emplacar um anúncio de revista não menos polêmico para o mesmo cliente, fabricante das cuecas “Mash”. Segundo Adonis Alonso que viu a peça estrelada pelo transexual Roberta Close, nua, que nunca foi ao ar, tinha o intrigante título: “Se eu fosse homem, só usava cuecas Mash”. Mas isso já é outra história. Assista ao vídeo do merchandising na novela:
Fonte: Almanaque da Comunicação
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