Fonte: Almanaque da Comunicação
18 de out. de 2007
A elite médica em anúncio da GM
Na data de hoje em que se comemora o Dia do Médico não custa lembrar que essa profissão já foi elite, referência de um status de vida com alto poder aquisitivo. O anúncio que hoje postamos neste espaço é uma prova disso, um anúncio singular publicado no O Estado de São Paulo, edição de 1º de janeiro de 1.927. Relaciona os médicos que teriam adquirido automóveis da marca Buick, recém chegados ao país, um dos produtos da General Motors, no mês de dezembro. Os médicos faziam parte de um seleto grupo de 216 profissionais liberais e empresários que teriam adquirido os carros, modelo ilustrado no traço tosco do designer improvissado. Naquele tempo o OESP era o veículo da elite paulista e a referência de grandes nomes da medicina como proprietários dos automóveis sugere uma estratégia de marketing bem sucedida. Distoa a qualidade do anúncio, criado pela Divisão de Propaganda da GM, instalada desde 1926, com cinco funcionários apenas, naquele tempo. A sua função era apenas distribuir clichés e publicar um boletim mensal. Mais tarde, segundo depoimento à Propaganda de Francisco Teixeira Orlandi, contemporâneo do escritório, é que se contratou um desenhista. Esse “mais tarde” a que se refere, seguramente, é posterior à data de publicação do reclame. �
Fonte: Almanaque da Comunicação
Fonte: Almanaque da Comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário