Reconhecendo a importância das redes sociais como um veículo para serviços e publicidade online, o Google vai anunciar na quinta-feira (01/11) uma resposta para a crescente popularidade do MySpace e do Facebook.
Assim como o Facebook, que abriu o seu código para os desenvolvedores, e o MySpace, que disse que vai fazer a mesma coisa, o Google irá anunciar o OpenSocial, uma iniciativa cujo objetivo é "espalhar aplicações sociais pela Web", de acordo com a empresa.
O OpenSocial será um conjunto de APIs (application programming interfaces) desenvolvidas para os programadores criarem aplicações para redes sociais que vão rodar em múltiplos web sites, simplificando a criação e distribuição desses programas.
Os parceiros do OpenSocial incluem empresas de software e redes sociais conhecidas, como Oracle, Salesforce.com, Hi5, iLike, LinkedIn, Slide, Ning, Friendster e Plaxo.
Os principais rivais do Google, que é dono da rede social Orkut, Facebook e MySpace não são listados entre os parceiros do OpenSocial.
A nova estratégia é uma tentativa do Google de tentar diluir o sucesso da rede social Facebook, que conseguiu atrair desenvolvedores externos desde que abriu sua plataforma web para aplicações de terceiros, em maio deste ano.
Cerca de 7 mil aplicações foram desenvolvidas para o Facebook até o momento, ajudando a rede social a atrair mais pessoas e aumentando o uso do site. Recentemente, o MySpace disse que irá seguir o exemplo do Facebook.
Ao permitir que os desenvolvedores escrevam aplicações uma única vez que possam ser usadas em múltiplos sites, a iniciativa OpenSocial quer, em teoria, barrar o apelo do Facebook de se tornar um catálogo de aplicações para redes sociais.
Considerado um conteúdo de interesse de adolescentes, a redes sociais estão cada vez mais atraindo o interesse de adultos com idade superior a 30 anos.
As redes sociais estão buscando também especializações que vão além do entretenimento e do relacionamento virtual com amigos. Existem redes sociais atendem de médicos até milionários.
O Google é dono da rede social Orkut, que é dominante no Brasil, mas tem pouca participação nos EUA, onde MySpace e Facebook lideram.
Recentemente, perdeu para a Microsoft a batalha em torno da aquisição de uma participação minoritária no Facebook, a rede social que mais cresce mundialmente, com uma adição média diária de 250 mil novos membros.
De acordo com dados da comScore, o MySpace tinha, em junho, 114,1 milhões de visitantes únicos mundialmente. Ele era seguido pelo Facebook, com 52,2 milhões, Hi5 (28,2 milhões), Friendster (24,7 milhões) e o Orkut (24,1 milhões).
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário