O laboratório de pesquisa da IBM em Zurich, na Suíça, revelou o protótipo de um software médico que agrega informações de pacientes que podem ser visualizados em imagens similares a avatares - ou bonecos virtuais. Com o ASME (sigla em inglês para Motor de Busca Anatômica e Simbólica), médicos poderão interagir com dados do paciente olhando e clicando no corpo virtual.
Com a ferramenta oferecida pelo software, o médico poderá acessar diretamente o histórico de dados do paciente para qualquer parte do corpo. O pesquisador da IBM Andre Elisseeff, que lidera os estudos relacionados à área da saúde na IBM de Zurich, compara o ASME ao "Google Earth para o corpo humano". Ele acrescenta que o propósito do ASME é de acelerar o movimento em direação ao uso de dados médicos por vias eletrônicas, e que o programa possibilita isso ao usar a representação visual dos avatares.
Quando o ASME é colocado em uso, o médico não precisará perguntar a um paciente qual é o seu histórico para determinada parte do corpo, e então pedir exames e continuar com procedimentos de praxe. A proposta do novo software é de agregar todas essas informações em uma única plataforma, composta de resultados antigos, anotações do especialista e imagens de radiografia. Também é possível aproximar a imagem e ter informações detalhadas sobre partes do coração, por exemplo.
Os pesquisadores da IBM estão trabalhando para superar desafios técnicos, que incluem a integração de fontes de dados heterogêneos e informações de textos com o modelo anatômico de forma simples e prática para navegação.
Fonte: WNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário