26 de out. de 2007

Maximize-se

Uma tendência internacional que está ganhando muita força no Brasil, principalmente no mercado de Tecnologia da Informação (TI), é a maximização de resultados. Ao longo do tempo, o mais provável é que o processo de maximização supere a "corrida" pela redução de custos, atualmente encarada pelas corporações como a principal meta dos negócios.
Em virtude da forte concorrência e das pressões do mercado, as empresas estão focadas na redução - seja com gastos, processos, gerenciamento, estrutura ou serviços. Conseqüentemente, o planejamento - item primordial para alcançar o sucesso - é fator fundamental para obter melhores resultados, uma vez que estes dois itens encontram-se diretamente relacionados.

Diante deste cenário, podemos dizer que a expressão "De um limão se faz uma limonada" nunca foi tão necessária. Mas como é possível obter uma boa "limonada" como resultado dessa complexa cadeia produtiva?

A receita para que o resultado seja uma boa "limonada" é seguir os rumos da maximização, por meio da coleta da maior quantidade de informações. Desta forma, é possível tomar decisões críticas e estratégicas com sucesso. Ao trabalhar com a informação aliada ao planejamento, a empresa não terá porque temer o desconhecido e, mais do que isso, conseguirá detectar melhor as suas necessidades e saberá o momento ideal para adquirir soluções e tecnologias inovadoras, alinhando suas estratégias ao plano de crescimento.
Uma das melhores formas de promover este alinhamento em um ambiente corporativo é utilizar o planejamento estratégico - que pode ser de curto, médio ou longo prazo - fazendo com que informações se transformem em inteligência de negócios. Por meio de alta performance dos colaboradores e constantes inovações tecnológicas, além da implementação de novos procedimentos, normas e tendências, é possível se adaptar a mercados em contínua mudança, de modo que os princípios, habilidades e recursos não sejam prejudicados.

Por sua vez, aplicar o conceito de maximização significa, em primeiro lugar, identificar os possíveis riscos e pressões para definir objetivos específicos, tangíveis e mensuráveis, que sejam bem claros para todas as partes envolvidas. A partir daí, é necessário elaborar um plano de ação que permita visualizar de que forma cada decisão vai impactar no resultado final dos negócios.

Se todas as etapas do planejamento forem bem executadas, com foco nos resultados e utilização dos recursos adequados, a vitória será alcançada naturalmente, com o máximo de benefícios e a solidificação da estrutura de negócios da corporação. Tudo isso sem deixar de lado a redução de custos!

E assim estará pronta uma ótima "limonada"...

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: